Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6693
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Permanecer na pós-graduação: a trajetória de estudantes indígenas na Universidade Federal do Amazonas
Autor(a): Sales, Thaís de Negreiros
Orientador(a): Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar
metadata.dc.contributor.referee1: Luciano, Geana Batista
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Jeicy Hellen Pereira dos
Resumo: Através de reivindicações e políticas de ações afirmativas, cada vez mais os povos indígenas têm ingressado no ensino superior. Como recorte desse processo, esta pesquisa pretendeu investigar e compreender os motivos de permanência dos indígenas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas. Para isso, foram realizadas 7 entrevistas com os estudantes indígenas e com as secretarias dos programas de pós-graduação aos quais pertencem, seguindo todos procedimentos éticos, com posterior transcrição e análise de conteúdos segundo Bardin. Os resultados indicam a complexidade e dificuldade de ser universitário indígena, a necessidade de mudanças nas estruturas acadêmicas e programas. É necessário compreender, registrar e entender cada realidade para realizar ações pontuais e efetivas.
Resumo em outro idioma: Through claims and affirmative action policies, more and more indigenous peoples have entered higher education. As part of this process, this research intended to investigate and understand the reasons for the permanence of indigenous people in the Graduate Programs of the Federal University of Amazonas. For this, 7 interviews were carried out with indigenous students and with the secretariats of the postgraduate programs to which they belong, following all ethical procedures, with subsequent transcription and content analysis according to Bardin. The results indicate the complexity and difficulty of being an indigenous university student, the need for changes in academic structures and programs. It is necessary to understand, record and understand each reality in order to carry out timely and effective actions.
Palavras-chave: Indígena
Indigenous
Permanência
Pós-graduação
Ações afirmativas
Permanence
Affirmative actions
Postgraduated training
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6693
Vocabulário controlado: Estudantes indígenas - Pós-graduação
Indígenas - Estudantes de pós-graduação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC__ThaisSales.pdf252,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.