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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Empreendedorismo feminino no Alto Solimões - Amazonas: oportunidades e desafios da confeitaria em Benjamin Constant-Amazonas
Autor(a): Malaquias, Tatiele Candido
Orientador(a): Abreu, Leonor
Resumo: O empreendedorismo feminino tem ganhado destaque no Brasil e no mundo, sendo considerado um importante vetor para o desenvolvimento socioeconômico. Muitas das mulheres, em meio ao caos causado da Pandemia do Covid-19, conseguiram se manter durante a crise por terem tido a necessidade de empreender para gerar renda extra ou até mesmo única renda, como alternativa para driblar o desemprego e a falta de oportunidade. Diante desse contexto, o estudo teve como objetivo geral analisar que fatores impulsionaram mulheres a empreenderem no ramo da confeitaria no município de Benjamin Constant. Os procedimentos metodológicos que norteiam a pesquisa, envolvem abordagem qualitativa, com caráter descritivo. Os dados foram obtidos por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo por meio de entrevista, com seis mulheres confeiteiras que atuam no município de Benjamin Constant–Amazonas, as quais foram escolhidas de forma aleatória e por conveniência e que se dispuseram a participar livremente da entrevista. Por meio dos resultados, verificou-se que as participantes possuem um perfil, com idade entre 18 a 40 anos, a maiorias é solteira e com filhos, o grau de escolaridade varia do ensino médio completo ao nível superior completo e a maioria das entrevistadas declarou que negócio de confeitaria não é sua única fonte de renda, mas sim um complemento, considerando o seu perfil socioeconômico. Diante disso pode-se observar que, as confeiteiras buscam empreendem pelo desejo de ter o seu próprio negócio, conquistando uma realização profissional e independência financeira, sem precisar abrir mão das suas prioridades.
Resumo em outro idioma: Female entrepreneurship has gained prominence in Brazil and worldwide, being considered an important vector for socioeconomic development. Many women, in the midst of the chaos caused by the Covid-19 Pandemic, were able to maintain themselves during the crisis because they had the need to undertake entrepreneurship to generate extra or even sole income, as an alternative to circumvent unemployment and lack of opportunity. Given this context, the study had as a general objective to analyze what factors drove women to undertake in the confectionery business in the municipality of Benjamin Constant. The methodological procedures that guide the research involve a qualitative approach, with a descriptive character. The data was obtained through a bibliographic survey and field research through interviews with six women confectioners who work in the city of Benjamin Constant-Amazonas, who were chosen at random and for convenience and who were willing to participate freely in the interview. By means of the results, it was verified that the participants have a profile, with age between 18 and 40 years, the majority is single and with children, the level of schooling varies from complete high school to complete higher education and most of the interviewees declared that the confectionary business is not their only source of income, but rather a complement, considering their socioeconomic profile. Given this, it can be observed that confectioners seek entrepreneurship due to the desire to have their own business, achieving professional fulfillment and financial independence, without having to give up their priorities.
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Confeitaria
Mercado de trabalho feminino
Benjamin Constant-Amazonas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6733
Vocabulário controlado: Benjamin Constant (AM)
Mulheres comerciantes
Mulheres de negócios
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

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