Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6770
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão escolar democrática indígena: uma reflexão sobre as perspectivas e desafios dos gestores em tempos contemporâneos em escolas no município de Benjamin Constant-AM
Autor(a): Batalha, Ana Paula Batista
Orientador(a): Costa, Ciderjânio Farling Salvador da
metadata.dc.contributor.referee1: Abreu, Leonor Faria
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Francisco Olímpio de
Resumo: Este trabalho apresenta como estudo, a Gestão Escolar Democrática Indígena: uma reflexão sobre as perspectivas e desafios dos gestores em tempos contemporâneos em escolas no município de Benjamin Constant-AM. O objetivo foi diagnosticar os desafios e perspectivas dos gestores das escolas e sua importante responsabilidade no exercício da função de gestar, além da aplicabilidade da legislação específica da educação escolar indígena. A metodologia utilizada para realização nesta pesquisa utilizou os pressupostos da abordagem quali-quantitativa, tendo como base uma pesquisa exploratória-descritiva. A pesquisa de campo aconteceu em três escolas indígenas localizadas na zona rural do Município de Benjamin Constant-AM e envolveu gestores, professores, pedagogos, secretários, e pais das respectivas escolas, bem como, os caciques das referidas comunidades. Para este trabalho, foram usadas as bibliografias de Daniel Munduruku (2000), Líbâneo (2007), Silva (2009), LUCK (2009): Silveira & Souza, (2010), Urquiza e Adir Nascimento (2010), Sousa (2018) dentre outros, que embasaram e sustentaram o estudo sobre a gestão escolar e as perspectivas e desafios enfrentados pelos gestores. A partir dos resultados, realizou-se um estudo e análises sobre legislações que regem e sustentam a gestão escolar indígena, na qual a Constituição Federal de 1988, a LBD de 20 de dezembro de 1996 e RCNEI apresentam-se como os principais arcabouços jurídicos da gestão escolar indígena. A gestão adotada pelas escolas é democrática, participativa, e se confirmou a partir das falas dos sujeitos e das provas que evidenciaram o estudo no campo da pesquisa. Compreendeu-se as perspectivas e desafios dos gestores, os principais anseios, bem como, a melhoria da estrutura física da escola e que de fato ocorra a efetiva gestão de uma educação escolar indígena diferenciada com qualidade. Já os desafios mais citados foram em relação aos problemas sociais que adentram as escolas, aqui podemos destacar um dos mais severos e impactante nas comunidades indígenas, o consumo de álcool pelos adolescentes estudantes. Identificou-se três pontos principais que estão sendo aplicados na prática das diretrizes da educação escolar indígena, como as escolas trabalham com calendário diferenciado, possuem professores bilíngue e uma educação intercultural.
Resumo em outro idioma: Este trabajo presenta como estudio, Gestión Escolar Democrática Indígena: una reflexión sobre las perspectivas y desafíos de los gestores en la contemporaneidad en las escuelas del municipio de Benjamín Constant-AM. El objetivo fue diagnosticar los desafíos y perspectivas de los directivos escolares y su importante responsabilidad en el ejercicio de la función de gestar, además de la aplicabilidad de la legislación específica sobre educación escolar indígena. La metodología utilizada para llevar a cabo esta investigación utilizó los presupuestos del enfoque cualitativo-cuantitativo, a partir de una investigación exploratoria-descriptiva. La investigación de campo se desarrolló en tres escuelas indígenas ubicadas en la zona rural del Municipio de Benjamín Constant-AM e involucró a directivos, docentes, pedagogos, secretarios y padres de familia de las respectivas escuelas, así como a los caciques de las referidas comunidades. Para este trabajo se utilizaron las bibliografías de Daniel Munduruku (2000), Líbâneo (2007), Silva (2009), LUCK (2009): Silveira & Souza, (2010), Urquiza y Adir Nascimento (2010), Sousa (2018) entre otros, que apoyó y sustentó el estudio sobre la gestión escolar y las perspectivas y desafíos que enfrentan los directivos. A partir de los resultados se realizó un estudio y análisis de la legislación que rige y sustenta la gestión escolar indígena, en el cual se presenta como principales marcos legales de la escuela indígena la Constitución Federal de 1988, la LBD del 20 de diciembre de 1996 y el RCNEI. gestión. La gestión adoptada por las escuelas es democrática, participativa y fue confirmada con base en los discursos de los sujetos y las pruebas que evidenciaron el estudio de campo de pesquisa. Se entendieron las perspectivas y desafíos de los directivos, los principales anhelos, así como la mejora de la estructura física de la escuela y que en realidad se dé la gestión eficaz de una educación escolar indígena diferenciada con calidad. Los desafíos más citados fueron en relación a los problemas sociales que ingresan a las escuelas, aquí podemos destacar uno de los más severos e impactantes en las comunidades indígenas, el consumo de alcohol por parte de los estudiantes adolescentes. Se identificaron tres puntos principales que se están aplicando en la práctica de los lineamientos de la educación escolar indígena, tales como escuelas que funcionan con un calendario diferente, tener maestros bilingües y educación intercultural.
Palavras-chave: Gestores
Educação Escolar indígena
Gestão Democrática LDB
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Citação: BATALHA, Ana Paula Batista. Gestão escolar democrática indígena: uma reflexão sobre as perspectivas e desafios dos gestores em tempos contemporâneos em escolas no município de Benjamin Constant- AM. 2023. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Amazonas, Benjamin Constant (AM), 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6770
Vocabulário controlado: Indígenas da América do Sul - Educação - Brasil
Indígenas - Educação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC__AnaPaulaBatalha.pdfAdministração - Bacharelado - Benjamin Constant1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.