Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6779
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de gestão de estoque em uma empresa de varejo de pequeno porte em Itacoatiara-AM por meio da curva ABC
Título(s) alternativo(s): Inventory management analysis in a small retail company in Itacoatiara-AM through the ABC curve
Autor(a): Aguiar, Evanilso da Costa
Orientador(a): Nascimento, Joel Castro do
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Elizângela de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Karen Cristina Barreto Trovão
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa, um varejo de pequeno porte situado no município de Itacoatiara/AM. O mercadinho, o qual foi estudado, iniciou suas atividades há mais de um ano e meio em um bairro com uma porcentagem alta de competitividade no setor, e assim se tornou referência utilizando estratégias como preço baixo, qualidade e variedade dos produtos, descontos, ofertas, gerando valor com seus clientes com um bom atendimento e uma boa estrutura. Para este estudo utilizou-se a ferramenta conhecida como Curva ABC para analisar a gestão do estoque do referido varejo, onde foi verificado o estoque e foi feita a classificação das mercadorias entre os que são de maior importância e necessidade e sendo analisado para ter um controle de estoque eficiente.
Resumo em outro idioma: The present work has as research object, a small retail located in the city of Itacoatiara/AM. The market, which was studied, started its activities almost six months ago in a neighborhood with a high percentage of competitiveness in the sector, and thus became a reference using strategies such as low price, quality and variety of products, discounts, offers, generating value with its customers with good service and a good structure. For this study, the tool known as Curva ABC was used to analyze the management of the stock of the referred retailer, where the stock was checked and the goods were classified among those that are of greater importance and need and being analyzed to have a control efficient inventory.
Palavras-chave: Mercadinho
Estoque
Curva ABC
Itacoatiara-AM
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Engenharia de Produção - Bacharelado - Itacoatiara
Citação: AGUIAR, Evanilso da Costa. Análise de gestão de estoque em uma empresa de varejo de pequeno porte em Itacoatiara-AM por meio da curva ABC. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6779
Vocabulário controlado: ABC Curve
Controle de estoque
Pequenas e médias empresas
Cadeia de suprimento
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EvanilsodaCostaAguiar.pdf278,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.