Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6814
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias pedagógicas utilizadas por uma professora para ensinar a prática da escrita
Autor(a): Souza, Antônia Marques de
Orientador(a): Medeiros, Adriana Francisca de
metadata.dc.contributor.referee1: Franco, Zilda Gláucia Elias
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Anne Mariette Alves Costa
Resumo: O presente trabalho intitula-se Estratégias Pedagógicas utilizadas pelos professores para ensinar seus alunos a Prática da Escrita, sendo fruto de uma experiência vivenciadas durante o estágio do programa PIBID, onde me deparei com determinada situação a respeito da escrita: será que os alunos sabem escrever ou apenas fazem cópias? A partir dessa questão nos guiamos pelo seguinte objetivo: investigar como são desenvolvidas as práticas para ensinar a escrita nas turmas de alfabetização. Como embasamento usamos a Psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985), que aborda o processo da aquisição da língua escrita e seus desdobramentos. A pesquisa foi realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública localizada em Humaitá-AM. Pautou-se em uma abordagem qualitativa, com enfoque descritivo e um estudo de caso. Usamos como ferramenta para coletar as informações o questionário entregue a professora, e a observação realizada na sala de aula. O estudo possibilitou a compreensão da importância do professor alfabetizador, conhecer primeiramente as hipóteses de escrita que os alunos já possuem, por meio da avaliação diagnóstica e a partir disso elaborar estratégias que possam dar continuidades para que o aluno avance para o próximo estágio, levando-o a refletir que a escrita é a representação da fala. Estas situações didáticas devem contemplar os saberes prévios e as dificuldades dos alunos, e a heterogeneidade da turma, já que eles possuem seu ritmo e tempo de aprendizagem. A partir das observações identificamos que as práticas da professora ainda são pautadas em atividades de cópias o que não estimula o aluno a refletir sobre o que é a escrita, o que ela representa e como ela é representada.
Resumo em outro idioma: The present work is entitled Pedagogical Strategies used by teachers to teach their students the Practice of Writing, being the result of an experience lived during the internship of the PIBID program, where I came across a certain situation regarding writing, do students know how to write or just make copies? Based on this question, we are guided by the following objective: to investigate how practices are developed to teach writing in literacy classes. As bases we use the Psychogenesis of written language by Emília Ferreiro and Ana Teberosky (1984), which addresses the process of acquiring written language and its consequences. The research was carried out in a class of the 1st year of Elementary School in a public school located in Humaitá-AM. It was based on a qualitative approach, with a descriptive approach and a case study. We used as a tool to collect the information the questionnaire given to the teacher, and the observation carried out in the classroom. The study made it possible to understand the importance of the literacy teacher, first to know the writing hypotheses that the students already have, through the diagnostic evaluation and from that to develop strategies that can give continuity so that the student can move to the next stage, leading o to reflect that writing is the representation of speech. These didactic situations must consider the students' previous knowledge and difficulties, and the heterogeneity of the class since they have their own pace and learning time. From the observations, we identified that the teacher's practices are still based on copying activities, which does not encourage the student to reflect on what writing is, what it represents and how it is represented.
Palavras-chave: Alfabetização
Estratégias pedagógicas
Aquisição da escrita
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Humaitá
Citação: SOUZA, Antônia Marques de. Estratégias pedagógicas utilizadas por uma professora para ensinar a prática da escrita. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6814
Vocabulário controlado: Escrita criativa (Ensino fundamental)
Professores alfabetizadores
Programas de alfabetização
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AntoniaSouza.pdf594,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.