Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6856
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física de alunos finalistas do ensino médio |
Autor(a): | Oliveira, Raquel Procópio de |
Orientador(a): | Matos, Gláucio Campos Gomes de |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi destacar a contribuição da educação física escolar para a autonomia da prática de atividade física e do egresso. Mais especificamente buscou-se: abordar o conceito de atividade física, importância e seus benefícios na vida de quem pratica; inferir sobre a importância da educação física escolar para a autonomia dos egressos e relatar a vivência da regência de estágio durante as aulas de educação física com as turmas de terceiros anos do ensino médio, os futuros egressos. Os dados foram coletados a partir da aplicação de dois questionários, um inicial contendo 5 questões e um final, após as aulas práticas durante a regência contendo 4 questões. Participaram alunos de duas turmas de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na cidade de Manaus. Ao todo foram 85 alunos de ambos os sexos, sendo 48 alunos pertencentes ao 3º ano 1 e 37 alunos pertencentes ao 3º ano 3. Os resultados indicaram que a contribuição maior da Educação Física Escolar para adquirir autonomia, além do conhecimento teórico que eles têm sobre o assunto, está no incentivo à prática da atividade física, com as atividades realizadas e com o planejamento e estratégias do professor mediante a aplicação dos seus planos de aula. |
Resumo em outro idioma: | The objective of this study was to highlight the contribution of school physical education to the autonomy of the practice of physical activity and of the egress. More specifically, we sought to: address the concept of physical activity, its importance and its benefits in the lives of those who practice it; to infer about the importance of school physical education for the autonomy of graduates and to report the experience of conducting the internship during physical education classes with third-year high school classes, the future graduates. Data were collected from the application of two questionnaires, an initial one containing 5 questions and a final one, after practical classes during the conducting, containing 4 questions. Students from two classes of the 3rd year of high school at a public school located in the city of Manaus participated. In all, there were 85 students of both genders, 48 students belonging to the 3rd year 1 and 37 students belonging to the 3rd year 3. The results indicated that the greater contribution of School Physical Education to acquiring autonomy, in addition to the theoretical knowledge they have about the subject is in encouraging the practice of physical activity, with the activities carried out and with the teacher's planning and strategies through the application of their lesson plans. |
Palavras-chave: | Atividade Física Autonomia Ensino Médio Educação Física Escolar |
Área de conhecimento - CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia |
metadata.dc.publisher.course: | Ciências Biológicas - Licenciatura - Manaus |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6856 |
Vocabulário controlado: | Educação física (Ensino médio) Esportes escolares Exercícios físicos |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_RaquelOliveira.pdf | 606,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.