Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6869
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Plano midiático para o Sistema Encontro das Águas
Autor(a): Santos, Anna Esther Oliveira dos
Orientador(a): Rocha, Israel de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Lira, Aline Ferreira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luiz Antônio Santana da
Resumo: A comunicação passou por um processo de transformação quanto a sua mobilidade, promovido pelas próprias pessoas, que exigiram tais alterações causadas pelas mudanças sociais. A internet tem se revelado, com o tempo, uma ferramenta que proporciona a interação de pessoas, de instituições e de organizações, cujas circunstâncias modificam as relações sociais, as sociabilidades e a representação efetuada por elas nessa ambiência midiática. Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade a elaboração de um planejamento estratégico de comunicação para o Instagram da emissora pública do Estado (TV e Rádio encontro das Águas - @sistemaencontrodasaguas). A pesquisa partiu do seguinte problema: como elaborar um planejamento de comunicação eficaz para uma emissora pública no Instagram? Com as mídias sociais, as informações circulam com mais rapidez. Pessoas comuns não vinculadas a organizações podem produzir, publicar e compartilhar seus próprios conteúdos, assim como criar diálogos com qualquer tipo de pessoa ou organização. O plano de comunicação constitui em cumprir dois objetivos: criar atividades de comunicação, imagem e posicionamento de marca e também analisar, ao longo do processo de implementação das atividades, a sua evolução e, caso necessário, promover os devidos ajustes. Para a realização deste planejamento, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e exploratória, com a análise de dados do perfil do Sistema Encontro das Águas. A análise do perfil do sistema permitiu entender, de forma nítida, a importância do planejamento, o que contribuiu de forma relevante para a sua divulgação. Esse processo possibilitou um maior diálogo com o seu público e um aumento de seguidores, atendendo aos objetivos estabelecidos no plano de comunicação.
Resumo em outro idioma: Communication underwent a transformation process in terms of mobility, promoted by the people themselves, who demanded such changes caused by social changes. Over time, the internet has proved to be a tool that allows people, institutions and organizations to interact, whose circumstances change social relations, sociabilities and the representation they make in this media environment. This course completion work aims to develop a strategic communication plan for the Instagram of the state public broadcaster (TV and Radio Encontro das Águas -@sistemaencontrodasaguas). The research started from the following problem: how to develop an effective communication plan for a public broadcaster on Instagram? With social media, information circulates faster. Ordinary people not linked to organizations can produce, publish and share their own content, as well as create dialogues with any type of person or organization. The communication plan consists of fulfilling two objectives: creating communication, image and brand positioning activities and also analyzing, throughout the implementation process of the activities, their evolution and, if necessary, promoting the necessary adjustments. To carry out this planning, a descriptive and exploratory research was developed, with the analysis of profile data from the Encontro das Águas System. The analysis of the system's profile allowed a clear understanding of the importance of planning, which contributed significantly to its dissemination. This process enabled a greater dialogue with its audience and an increase in followers, meeting the objectives established in the communication plan.
Palavras-chave: Comunicação pública
Instagram
Planejamento Estratégico
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICACAO: RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FIC - Faculdade de Informação e Comunicação
metadata.dc.publisher.course: Comunicação Social – Relações Públicas - Bacharelado - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6869
Vocabulário controlado: Redes sociais on-line
Comunicação empresarial
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AnnaEstherSantos.pdf493,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.