Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6883
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma estratégia para o ensino de função afim
Autor(a): Silva, Jhonison Alves da
Orientador(a): Santos, Maria Rosilene Barroso dos
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Disney Douglas de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
Resumo: Este trabalho apresenta uma estratégia de ensino que utiliza a modelagem matemática para ensinar a função afim no contexto do abastecimento de carros Flex. O objetivo da estratégia é desenvolver um método de ensino que permita aos alunos compreenderem a função afim no contexto do abastecimento de carro Flex de maneira significativa. Para isso, foi realizado um estudo de caso envolvendo 21 alunos do 2º ano do ensino médio de uma Escola Estadual em Itacoatiara/AM. A proposta de ensino consistiu em uma aula experimental com duração de 200 minutos, na qual os alunos foram estimulados a modelar matematicamente, representar e analisar o custo do abastecimento de carro Flex. Os resultados obtidos indicaram que a estratégia de ensino foi eficaz para promover a compreensão da ideia de função afim e de algumas das suas propriedades, além de despertar o interesse dos alunos nesse processo de aprendizagem.
Resumo em outro idioma: This work presents a teaching strategy that uses mathematical modeling to teach the affine function in the context of fueling Flex cars. The objective of the strategy is to develop a teaching method that allows students to understand the affine function in the context of fueling Flex car in a meaningful way. For this, a case study was carried out involving 21 students of the 2nd year of high school at a State School in Itacoatiara/AM. The teaching proposal consisted of an experimental class lasting 200 minutes, in which students were encouraged to mathematically model, represent and analyze the cost of fueling Flex car. The results obtained indicated that the teaching strategy was effective in promoting the understanding of the idea of an affine function and some of its properties, in addition to arousing students' interest in this learning process.
Palavras-chave: Modelagem matemática
Função afim
Abastecimento de carro Flex
Área de conhecimento - CNPQ: Ciências exatas e da Terra
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICE - Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
Citação: SILVA, Jhonison Alves da. Uma estratégia para o ensino de função afim. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6883
Vocabulário controlado: Análise matemática
Capacidade matemática - Testes
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JhonisonSilva.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons