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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias para o Ensino de Funções Polinomiais do 1º e 2º grau no Novo Ensino Médio
Autor(a): Caripuna, Carlene Barroso
Orientador(a): Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
metadata.dc.contributor.referee1: Morera, Dimas Martínez
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Rosilene Barroso dos
Resumo: Este trabalho surgiu a partir de observações obtidas em sala de aula, da Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira, no município de Itacoatiara-AM. Os estudantes, não apenas de 1ª série do Ensino Médio, mas também estudantes da 2ª série do Ensino Médio tinham medo de questões contendo gráficos, pois não sabiam interpretar as informações contidas nos mesmos. Tal problemática os deixava em desvantagem numa avaliação, pois mesmo aqueles estudantes que tinham um domínio matemático, nas questões com gráficos ou até mesmo tabelas, se sentiam perdidos e frustrados por não dominarem essa competência importantíssima na resolução de exercícios. Logo, foi desenvolvido este trabalho visando em um período curto de tempo resolver essa deficiência ou ao menos minimizar. Com isso, foi pensado em trabalhar a base, ou seja, voltar aos conceitos de funções polinomiais de 1º e 2º grau, trabalhando os elementos necessários para o esboço de seus gráficos, e a disposição dos pares ordenados obtidos em tabelas. Afim de atingir os objetivos do trabalho optou-se por trabalhar com algumas metodologias, umas consideradas tradicionais e outras ativas, idealizando que todos os participantes pudessem compreender o tema abordado. Foi trabalhado uma aula expositiva e dialogada sobre os conceitos de funções polinomiais, na sequência foi trabalhado, rotação por estações, que é uma metodologia ativa, que visa deixar os estudantes no centro da sua aprendizagem e o professor sendo apenas o mediador. E para encerrar foi trabalhado com o software educativo GeoGebra. Para isso, foi utilizado o laboratório de informática da escola, algo que por si só já é interessante, devido ao pouco uso do laboratório em atividades pedagógicas. Como resultado, constatou-se que os estudantes assimilaram mais os conteúdos e assim, ganharam mais confiança ao lidar com exercícios contendo gráficos ou tabelas.
Resumo em outro idioma: This work emerged from observations obtained at classroom, in Deputed State School João Valério of Oliveira, in the district of Itacoatiara-AM. The students, not just from 1st grade of high school, but also students of the 2nd grade of high school were afraid of subjects to containing graphs, because they didn't know how to interpret the information contained therein. Such problem left them at a disadvantage in an evaluation, because even those students that had a mathematical domain, in the subjects with graphs or even tables, if they felt lost and frustrated for they dominate not that competence important in the resolution of exercises. Soon this work was developed seeking in a short period of time to solve that deficiency or at least to minimize. With that, it was thought about working the basic, in other words, that is, to return to the concepts of polynomial of 1st and 2nd degree, working the necessary elements for the sketch of their graphs, and the disposition of the orderly pairs obtained in tables. Similar to reaching the objectives of the work she opted to work, with some methodologies, some considered traditional and another activate, idealizing that all the participants could understand the approached theme. Then it was worked an expository class and dialogued on the concepts of functions polynomials, in the sequence it was worked, rotation for stations, that it is a methodology activates, that he/she seeks to leave the students in the center of his/her learning and the teacher being just the mediator. And to contain it was worked with the educational software GeoGebra, for that, the laboratory of computer science of the school was used, something that by itself is already interesting, due to the little use of the laboratory in pedagogic activities. As a result, it was found that students assimilated the contents more and thus gained more confidence when dealing with exercises containing graphs or tables.
Palavras-chave: Deficiência matemática
Metodologias
GeoGebra
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICE - Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6884
Vocabulário controlado: GeoGebra (Software)
Software educacional
Funções (Matemática)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra

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