Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6886
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma aula sobre a geometria do maior órgão humano |
Autor(a): | Ramos, Soraia Pereira Costa, Willansmar dos Santos |
Orientador(a): | Santos, Maria Rosilene Barroso dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Morera, Dimas Martinez |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Disney Douglas de Lima |
Resumo: | Este trabalho foi baseado no experimento “Quanto você tem de pele?” disponível no site Matemática Multimídia que tem como objetivo relacionar a geometria dos sólidos geométricos com as formas do corpo humano. O experimento foi desenvolvido em duas turmas do 2º ano do ensino médio, sendo 21 alunos da Escola Estadual “João Bosco Ramos de Lima”, localizada no município de Parintins/AM e 20 alunos do Colégio Militar da Polícia Militar 1, situado em Manaus/AM, totalizando 41 alunos. Por meio dos resultados, constatou-se a importância dos alunos se veem como sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento. Neste processo, os estudantes deixam de ser meros seres passivos para dar lugar a agentes ativos no desenvolvimento de sua própria aprendizagem, onde serão estimulados a buscar soluções para os problemas apresentados a desenvolver novos conhecimentos, melhorando assim a qualidade da aprendizagem. |
Resumo em outro idioma: | This work was based on the experiment "How much skin do you have?" available on the Multimedia Mathematical site, which aims to relate the geometry of geometric solids with the shapes of the human body. The experiment was carried out in two classes of the 2nd year of high school, 21 students from the State School "João Bosco Ramos de Lima", located in the municipality of Parintins/AM and 20 students from the Military College of the Military Police 1, located in Manaus/ AM, totaling 41 students. Through the results, it was verified the importance of students seeing themselves as active subjects in the knowledge construction process. In this process, students cease to be mere passive beings to give way to active agents in the development of their own learning, where they will be encouraged to seek solutions to the problems presented and to develop new knowledge, thus improving the quality of learning. |
Palavras-chave: | Geometria espacial Sólidos geométricos Áreas Corpo humano |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | ICE - Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.course: | Matemática - Licenciatura - Manaus |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6886 |
Vocabulário controlado: | Geometria - Problemas, questões, exercícios Modelos geométricos Corpo humano na educação |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_SoraiaRamos_WillansmarCosta.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons