Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6898
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização lúdica: uma mediação para a leitura e a escrita
Título(s) alternativo(s): Playful literacy: a mediation for reading and the writing
Autor(a): Marinho, Rhasna Freitas
Orientador(a): Sales, Clotilde Tinoco
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Maria Marly de Oliveira
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir como os recursos pedagógicos lúdicos podem contribuir para o desenvolvimento da leitura e da escrita no ciclo de alfabetização. O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita na alfabetização inicial tem sido desafiador tanto para os (as) professores (as) quanto para os alfabetizandos. Essa realidade exige uma inovação metodológica que favoreça o atendimento às necessidades e dificuldades dos estudantes. Nessa perspectiva, em diálogo com os(as) autores (as), é identificada a mediação lúdica, por meio de jogos e atividades, pode-se assegurar sua significativa contribuição para a aprendizagem das letras e seus sons, a formação de sílabas e palavras, frases e pequenos textos. Vygotsky (1998) afirma que, por meio do jogo e da brincadeira, a criança instiga a sua imaginação e trabalha o seu cognitivo. Kishimoto (2017) sustenta que o lúdico, quando usado como função educativa, completa o indivíduo em seus conhecimentos e apreensão do mundo. Isso se confirma em nossa pesquisa através da análise dos jogos e atividades de alfabetização sugeridos por alguns autores (as), nos quais os estudantes interagem manipulando as peças, estabelecendo a relação entre fonemas e letras, formando sílabas e palavras, identificando sons iniciais e rimas nas palavras, compreendendo e interpretando frases e pequenos textos de forma oral e escrita.
Resumo em outro idioma: This work aims to discuss how ludic pedagogical resources can contribute to the development of reading and writing in the literacy cycle. The teaching and learning of reading and writing in initial literacy has been challenging for both teachers and learners. This reality requires a methodological innovation that favors meeting the needs and difficulties of students. From this perspective, in dialogue with the authors, ludic mediation is identified, through games and activities, one can ensure its significant contribution to the learning of letters and their sounds, the formation of syllables and words, phrases and short texts. Vygotsky (1998) states that, through play and play, children instigate their imagination and work on their cognitive skills. Kishimoto (2017) argues that the ludic, when used as an educational function, completes the individual in his knowledge and apprehension of the world. This is confirmed in our research, through the analysis of literacy games and activities suggested by some authors, in which students interact by manipulating the pieces, establishing the relationship between phonemes and letters, forming syllables and words, identifying initial sounds and rhymes in words, understanding and interpreting sentences and small texts in oral and written form.
Palavras-chave: Lúdico
Ludic
Mediação
Alfabetização
Mediation
Literacy
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6898
Vocabulário controlado: Alfabetização - Leitura
Professores alfabetizadores
Programas de alfabetização
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RhasnaMarinho.pdf274,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons