Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6953
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Psicologia e diálogo intercultural: a música nas narrativas de jovens universitários indígenas
Autor(a): Torres, Guilherme Vasconcelos
Orientador(a): Sampaio, Cláudia Regina Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Nina, Socorro de Fátima Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Ane Caroline Coutinho
Resumo: Atemporal, a música está presente no nosso dia-a-dia desde os primórdios de nossa existência, permeando nossas relações intersubjetivas e crenças. A ela atribuem-se diferentes sentidos e significados, que estão intimamente ligados a processos de subjetivação, de autocuidado e formação identitária. Atravessando fronteiras e culturas, ela também faz parte de diferentes práticas indígenas importantes para a preservação cultural e fortalecimento comunitário. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi compreender os sentidos atribuídos à música em suas trajetórias de vida por jovens universitários indígenas que residem na cidade Manaus. Foram realizadas entrevistas narrativas com dois participantes, da etnia Tikuna e da etnia Baniwa, e elaboraram-se categorias de análise, que foram compreendidas à luz da psicologia histórico-cultural. As categorias de análise foram: uma forma de lembrar; eu quero me encontrar no indígena; interculturalidade; instrumentos musicais; música como sentido para viver; e as músicas eram para fortalecer. A música em suas trajetórias de vida teve um papel importante na formação identitária, no pertencimento e na conexão com as suas culturas, além de trazer memórias afetivas de familiares e amigos. Por fim, recomenda-se que mais pesquisas sejam realizadas buscando compreender a dimensão da música na vida de jovens universitários indígenas, especialmente na superação de adversidades, na promoção do bem-viver e nas lutas políticas.
Resumo em outro idioma: Timeless, music has been present in our everyday life since the beginning of our existence, surrounding our intersubjective relationships and beliefs. Different senses and meanings are attributed to it, which are closely linked to processes of subjectivation, self-care, and identity formation. Crossing borders and cultures, it is also involved in various indigenous practices that are important for cultural preservation and community empowerment. Therefore, the objective of this research was to comprehend the senses attributed to music in the life paths of young indigenous university students living in the city of Manaus. Narrative interviews were conducted with two participants, one from the Tikuna ethnicity and another from the Baniwa ethnicity, and analysis categories were developed, which were comprehended by cultural-historical psychology. The analysis categories were: a way of remembering; I want to find myself in the indigenous; interculturality; musical instruments; music as meaning for living; and the music were for strengthening. Music in their life paths played an important role in identity formation, in a sense of belonging and in the connection with their cultures, and also evoked emotional memories of family and friends. Lastly, it is recommended that further research be conducted to comprehend the dimension of music in the lives of young indigenous university students, particularly in terms of overcoming adversities, promoting well-living, and in political struggles.
Palavras-chave: Música
Universitários Indígenas
Psicologia Histórico-cultural
Entrevista Narrativa
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FAPSI - Faculdade de Psicologia
metadata.dc.publisher.course: Psicologia – Formação de Psicólogo - Bacharelado - Manaus
Citação: TORRES, Guilherme Vasconcelos. Psicologia e diálogo intercultural: a música nas narrativas de jovens universitários indígenas. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6953
Vocabulário controlado: Música - Aspectos psicológicos
Indígenas - Canções e música
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GuilhermeTorres.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.