Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6993
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo |
Título: | A contação de história e o incentivo à leitura na Educação Infantil |
Autor(a): | Ferreira, Mirian Karina Brito |
Orientador(a): | Belém, Maria de Jesus Campos de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcanti, Francisca Maria Coelho |
Resumo: | Neste estudo intitulado de “A contação de história e o incentivo à leitura na Educação Infantil” a finalidade é compreender quais são os principais elementos didáticos-pedagógicos que podem contribuir para despertar o interesse da criança pela leitura através da contação de histórias na Educação Infantil. Isso porque, nessa etapa, a oralidade é evidente em todos os momentos na aprendizagem da criança, fortalecendo a comunicação e a voz das crianças pequenas, o que é benéfico nas mais diversas situações sociais. As escolas são um ambiente onde as crianças se envolvem socialmente e ganham influências para sua educação ao longo de seus primeiros anos. Na pesquisa de campo em um Centro Municipal de Educação Infantil, a coleta de dados deste estudo se deu por meio de entrevista semiestruturada com o professor da sala de referência e a observação participante das atividades envolvendo contação de história em uma turma com crianças de 4 e 5 anos de idade, também sendo feita a análise documental do Projeto Político e Pedagógico da instituição. |
Resumo em outro idioma: | In this study entitled "Storytelling and reading encouragement in Early Childhood Education" the purpose is to understand what are the main didactic-pedagogical elements that can contribute to arouse the child's interest in reading through storytelling in Early Childhood Education. That's because, at this stage, the orality is evident at all times in the child's learning, strengthening communication and the voice of young children, which is beneficial in the most several social situations. Schools are an environment where children are socially involved and gain influences for their education throughout their early years. In field research at a County Center for Early Childhood Education, data collection for this study took place through a semi-structured interview with the reference room teacher and participant observation of activities involving storytelling in a class aged 4 and 5 years old, also being made the documental analysis of the Political and Pedagogical Project of the institution. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Early Childhood Education Contação de história Elementos didáticos/pedagógicos Aprendizagem e leitura Storytelling Didactic/pedagogical elements Learning and reading |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País de publicação: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | FACED - Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6993 |
Vocabulário controlado: | Incentivo à leitura Crianças - Livros e leitura |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MirianFerreira.pdf | 252,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons