Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7035
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O desenvolvimento da linguagem oral em crianças pequenas e a educação infantil
Other Titles: Oral development in young children and early childhood education
metadata.dc.creator: Lima, Larissa Lira França de
metadata.dc.contributor.advisor1: Miranda, Vanessa
metadata.dc.contributor.referee1: Victória, Cláudio Gomes da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de final de curso teve como objetivo principal problematizar a partir do referencial histórico-cultural o desenvolvimento da linguagem oral de crianças pequenas (4 e 5 anos de idade), bem como a relevância social de sua valorização em processos de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Com o alicerce da metodologia qualitativa e revisão de literatura acerca do tema, a análise das fontes aqui apresentadas teve como propósito colocar em discussão aspectos das políticas públicas que norteiam os fazeres na Educação Infantil a partir da existência de um CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil localizado em bairro periférico da cidade de Manaus/Amazonas. Os resultados alcançados indicam que a Educação Infantil durante a primeira infância é um direito conquistado, sendo a fase pré-escolar etapa fundamental para o desenvolvimento global de crianças pequenas, assim como as disputas pedagógicas que enfrentamos para compreendê-las como sujeitos históricos e de direitos no processo de apropriação da leitura crítica da palavra e do mundo.
Abstract: This end-of-course work had as main objective to problematize, from the historical-cultural reference, the oral language development of young children (4 and 5 years old), as well as the social relevance of its valorization in teaching-learning processes in the Child education. With the foundation of qualitative methodology and literature review on the subject, the analysis of the sources presented here aimed to discuss aspects of public policies that guide actions in Early Childhood Education based on the existence of a CEMEI - Municipal Center for Early Childhood Education located in a peripheral neighborhood of the city of Manaus/Amazonas. The results achieved indicate that Early Childhood Education during early childhood is a conquered right, with the pre-school phase being a fundamental step for the overall development of young children, as well as the pedagogical disputes we face to understand them as historical and rights subjects. in the appropriation process of the critical reading of the word and the world.
Keywords: Linguagem oral
Crianças pequenas
Educação infantil
Desenvolvimento histórico-cultural
Oral language
Young children
Early childhood education
Historical-cultural development
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FACED - Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Manaus
Citation: LIMA, Larissa Lira França de. O desenvolvimento oral em crianças pequenas e a educação infantil. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7035
metadata.dc.subject.controlado: Crianças - Linguagem
Educação infantil
Comunicação oral
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LarissaLima.pdf3,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.