Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7045
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A gestão da qualidade e o DMAIC como ferramenta de melhoria de processos: estudo de caso em uma empresa fabricante de colchões e estofados em Manaus/AM
metadata.dc.creator: Ferreira, Ronilson da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Rute Holanda
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Joel Castro do
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Elizângela de Jesus
metadata.dc.description.resumo: A Gestão da Qualidade surgiu como um importante mecanismo de vantagem competitiva há algumas décadas e, nos dias de hoje, essa importância tem se evidenciado cada vez mais diante de uma economia cada vez mais diversa em termos de elementos estratégicos e de competividade. Dentro dos conceitos envolvendo a qualidade, o Seis Sigma se destaca pelo efetivo aprimoramento da linha de produção em que existe a ocorrência de erros que causam desperdícios. Nesse sentido, o presente trabalho teve como finalidade, verificar a qualidade e a capacidade de melhoria de processos em uma empresa por meio da Utilização do Seis Sigma DMAIC, por meio de um projeto de otimização na capacidade de atendimento de pedidos por parte da organização. A metodologia dessa pesquisa foi de natureza exploratória e descritiva, sendo realizado por meio de uma entrevista com o coordenador de SGQ e um estudo conduzido de melhoria. Os principais resultados obtidos demonstraram que a empresa considera a qualidade como elemento de estratégia e de competitividade e dentro do planejamento de gestão da qualidade leva em consideração padrões normativos para buscar sempre a melhor forma de satisfação de seus clientes. Além do projeto de melhoria apresentar resultados muitos satisfatórios, sendo a taxa de entrega atual 26,90% maior do que a taxa de entrega no estado inicial do processo.
Abstract: Quality Management emerged as an important mechanism of competitive advantage a few decades ago and, nowadays, this importance has been increasingly evident in an economy that is increasingly diverse in terms of strategic elements and competitiveness. Within the concepts involving quality, SEIS SIGMA stands out for the effective improvement of the production line in which there are errors that cause waste. In this sense, the purpose of this work was to verify the quality and ability to improve processes in a company through the use of Six Sigma DMAIC, through an optimization project in the organization's order fulfillment capacity. The methodology of this research was exploratory and descriptive in nature, being carried out through an interview with the QMS coordinator and a study followed by improvement. The main satisfied results that the company considers quality as an element of strategy and competitiveness and within the planning of quality management takes in normative standards to always seek the best way of satisfying its customers. In addition, the improvement project presented very high results, with the current delivery rate being 26.90% higher than the delivery rate in the initial state of the process.
Keywords: Gestão da qualidade
Competitividade
Clientes
DMAIC
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Engenharia de Produção - Bacharelado - Itacoatiara
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7045
metadata.dc.subject.controlado: Gestão da qualidade total
Administração da produção
Controle de qualidade
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Engenharias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RonilsonFerreira.pdf599,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.