Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica
Autor(a): Rodrigues, Renan dos Santos
Souza, Cleverton José Farias de
Orientador(a): Ferreira, Lúcio Fernandes
Resumo: A Educação Inclusiva fundamentada nas concepções de acesso, permanência e educação de qualidades para todos, oportuniza o desenvolvimento de maneira harmônica em várias esferas do processo de aprendizagem dos alunos. E o desempenho escolar faz parte desse progresso, necessário para a sua atuação dentro do ambiente educacional, independente das dificuldades cognitivas, sociais ou motoras, como o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), fenômeno que pode interferir negativamente nas atividades da vida diária e escolar dos alunos. A proposta dessa revisão bibliográfica é apresentar estudos que norteiam o TDC. Identificamos uma relação com habilidades escolares em leitura, escrita e aritmética sob a perspectiva da Educação Inclusiva, o que pode colocar essas crianças em condição de exclusão ou autoexclusão diante de seus pares. Sendo assim, consideramos a necessidade de repensar o ambiente escolar, de forma a possibilitar a educação inclusiva de todos os alunos que apresentem alguma especificidade. Para tanto denotamos a essencialidade de estudos e discussão para maior compreensão sobre este tema.
Resumo em outro idioma: Inclusive Education, based on the concepts of access, permanence, and education of qualities for all, provides opportunities for harmonious development in various spheres of the students' learning process. And school performance is part of this progress, necessary for its performance within the educational environment, regardless of cognitive, social or motor difficulties, such as Coordination Development Disorder (DCD), a phenomenon that can interfere negatively in activities of daily living and students' school performance. The purpose of this literature review is to present studies that guide the DCD. We identified a relationship with school skills in reading, writing and arithmetic from the perspective of Inclusive Education, which can place these children in conditions of exclusion or self-exclusion in front of their peers. Therefore, we consider the need to rethink the school environment, to enable inclusive education for all students who have some specificity. Therefore, we denote the essentiality of studies and discussion for a better understanding of this topic.
Palavras-chave: Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Developmental coordination disorder
Desempenho escolar
Educação inclusiva
School performance
Inclusive education
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
metadata.dc.publisher.course: Ciências Biológicas - Licenciatura - Manaus
Citação: RODRIGUES. Renan dos Santos. Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107
Grupo de pesquisa: LECOMH - Laboratório de Estudos do Comportamento Motor Humano
Vocabulário controlado: Apraxia
Distúrbios psicomotores
Inclusão escolar
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RenanRodrigues.pdf.pdf378,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.