Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7197
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino da Geometria aplicada a realidade 3D
Autor(a): Silva, Polyana Costa da
Lindoso, Diogo Henrique de Araújo
Sena, Graciema Silva de
Orientador(a): Mafra, Agnes Cristina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Morera, Dimas Martinez
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Disney Douglas de Lima
Resumo: Com base no que diz respeito ao ensino da matemática, o uso da realidade aumentada acessada por meio de um dispositivo móvel se apresenta como uma rica fonte de estudos em relação ao ensino de geometria. Com isso, este trabalho busca utilizar um aplicativo de realidade aumentada chamado Sólidos RA, como ferramenta para auxiliar a visualização geométrica em 3D. Portanto, este trabalho tem como objetivo demonstrar que o uso de uma ferramenta tecnológica pode contribuir significativamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio. Para a realização do trabalho, foi elaborado um plano de aula com um conjunto de atividades para o ensino de geometria que visam aumentar as habilidades de visualização e compreensão dos alunos utilizando o aplicativo. As atividades foram aplicadas em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em uma Escola Pública de Manaus-AM. Para validar os resultados da pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com observação dos alunos durante a realização das atividades, análise das respostas dos alunos às atividades propostas, análise das criações dos alunos no aplicativo e entrevistas. Os dados obtidos indicam que as atividades realizadas com o uso da realidade aumentada por meio do aplicativo Sólidos RA contribuíram positivamente para o desenvolvimento das habilidades de visualização dos alunos. Assim, este trabalho conclui que o Sólidos RA pode ser utilizado como ferramenta de apoio para a elaboração de roteiros de classes dinâmicas e atrativas que envolvam conceitos de visualização geométrica.
Resumo em outro idioma: Regarding the teaching of mathematics, the use of augmented reality accessed through a mobile device presents itself as a rich source of studies related to the teaching of geometry. Thus, this work aims to use an augmented reality application called "Solids RA" as a tool to assist in 3D geometric visualization. Therefore, this work focuses in demonstrate that the use of a technological tool can significantly contribute to the teaching and learning process of high school students. To carry out the work, a lesson plan was developed with a set of activities for teaching geometry that aimed to increase students' visualization and understanding skills using the application. The activities were applied in a 1st-year high school class at a public school in Manaus-AM. To validate the results of the research, a qualitative approach was used, with observation of the students during the activities, analysis of students' responses to the proposed activities, analysis of students' creations in the application, and interviews. The data obtained indicate that the activities carried out using augmented reality through the Solids RA application positively contributed to the development of students' visualization skills. Thus, this work concludes that Solids AR can be used as a support tool for the development of dynamic and attractive class scripts that involve concepts of geometric visualization.
Palavras-chave: Geometria 1
Geometry 1
Metodologias Ativas 2
Active Methodologies 2
Sólidos RA 3
Solids RA 3
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS EXATAS: MATEMÁTICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Humaitá)
metadata.dc.publisher.course: Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7197
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7197. TCC_PolyanaSilva_DiogoLindoso_GraciemaSena.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons