Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7199
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Análise das metodologias de ensino da Língua Portuguesa para alunos Surdos em uma Escola Bilíngue em Manaus/Am
metadata.dc.creator: Dias, Brenda da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Elizandra de Lima Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Leonardo Pessoa da
metadata.dc.description.resumo: Quando a Língua Portuguesa passou a ser inserida no ensino para alunos surdos na modalidade escrita, muito se discutiu sobre qual a melhor forma de introduzir a língua majoritária para esses alunos, desde então metodologias e estratégias são desenvolvidas buscando alcançar melhorias na educação dos surdos. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma análise feita a partir das metodologias e estratégias já utilizadas por professores da disciplina de Língua Portuguesa para alunos que integram uma escola bilíngue em Manaus/AM. A metodologia usada baseia-se na pesquisa qualitativa, foi realizada uma entrevista com dois professores que atuam na educação de surdos lecionando esta disciplina como L2. Para aporte teórico fundamentam-se estudos realizados por Goldfeld (2002) sobre métodos usados na educação de surdos; Kézio (2016) sobre educação bilíngue; Pereira (2010), Macedo e Matsumoto (2015) sobre o ensino da Língua Portuguesa como L2 para surdos. Os resultados obtidos com a realização das análises mostram que ainda há uma deficiência nas práticas de ensino relacionadas à língua majoritária, dessa forma faz-se necessário que os professores busquem recursos que auxiliem no desenvolvimento de metodologias de ensino que possibilitem o pleno desenvolvimento do aluno no aprendizado da Língua Portuguesa.
Abstract: When the Portuguese language started to be inserted in teaching for deaf students in the written modality, much was discussed about the best way to introduce the majority language for these students, since then methodologies and strategies have been developed seeking to achieve improvements in the education of the deaf. The objective of this research is to present an analysis made from the methodologies and strategies already used by teachers of the Portuguese Language discipline for students who are part of a bilingual school in Manaus/AM. The methodology used is based on descriptive research, an interview was conducted with two teachers who work in the education of the deaf, teaching this discipline as L2. For theoretical support, studies carried out by Goldfeld (2002) on methods used in the education of the deaf are based; Kézio (2016) on bilingual education; Pereira (2010), Macedo and Matsumoto (2015) on teaching Portuguese as L2 for the deaf. The results obtained from carrying out the analyzes show that there is still a deficiency in teaching practices related to the majority language, so it is necessary for teachers to seek resources that help in the development of teaching methodologies that allow the full development of the student in the learning the Portuguese language.
Keywords: Metodologias
Libras
Educação bilíngue
Língua Portuguesa para surdos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7199
metadata.dc.subject.controlado: Educação bilíngüe
Linguagem e Línguas - Estudo e ensino
Estudantes surdos
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Linguística, Letras e Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BrendaDias.pdf899,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.