Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7210
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Educação intercultural: a visao dos agentes educacionais sobre as vivências dos alunos sateré-mawé nas escolas municipais de Parintins
Autor(a): Oliveira, Beatriz da Silva de
Orientador(a): Souza, Rosana Ramos de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Marinez França de
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Edinelson Andrade
Resumo: A escola dever ser um espaço democrático, que sob a luz dos princípios constitucionais deve assegurar o acesso à educação a todos, sem fazer distinção social, cultural e étnica. Desta forma, este estudo tem como principal objetivo conhecer as vivências dos alunos da etnia Sateré-Mawé nas escolas urbanas da rede municipal de Parintins-AM. Durante o processo de foram realizados levantamentos bibliográficos de livros, teses, dissertações e artigos. A pesquisa é do tipo qualitativa, tem-se como método de abordagem a fenomenologia, na coleta de dados foram disponibilizados questionários 03 (três) gestores 06 (seis) docentes das escolas da rede municipal, com maior número de alunos indígenas matriculados e entrevista com o coordenador da Educação Escolar Indígena. Os resultados demonstram que os alunos indígenas enfrentam diversos desafios de socialização no contexto escolar urbano, numa perspectiva intercultural; a dificuldade de falar o português ocasiona problemas na interação com o professor e colegas de classe; apesar dos poucos recursos, observa-se o comprometimento da gestão e corpo docente ao trabalharem a interculturalidade com as crianças indígenas; constatou-se que a falta de projetos e ações educativas geram impactos negativos no que se refere aos contextos de convivência, ensino e aprendizagem, construção de relações sociais e a parceria entre escola e família.
Resumo em outro idioma: The school must be a democratic space, which under the light of constitutional principles and legislation must ensure access to education for all, without making social, cultural and ethnic distinctions. In this way, this study has as main objective to know the experiences of the students of the Sateré-Mawé ethnic group in the urban schools of the municipal network of Parintins-AM. To reach it successfully, the methodology had as an approach the qualitative research, being carried out a bibliographical and field research comprising 3 municipal schools of the teaching network of the municipality of Parintins. Data were collected through a questionnaire, which was sent to 3 managers, 6 teachers from the respective investigated schools and the coordinator of Indigenous School Education. The results show that indigenous students face several integration and socialization challenges within the urban school context from an intercultural perspective; the difficulty of speaking Portuguese causes problems in interaction with the teacher and classmates; despite the limited resources, management and teaching staff are committed to working on interculturality with indigenous children; it was found that the lack of projects and educational actions generate negative impacts with regard to the contexts of coexistence, teaching and learning, building social relationships and the partnership between school and family.
Palavras-chave: Alunos
Sateré-mawé
Escolas urbanas
Interculturalidade
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7210
Vocabulário controlado: Estudantes indígenas
Mawé (Povo indígena) - Estudantes
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BeatrizOliveira.pdf848,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.