Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7237
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino da modelagem matemática utilizando o Método de Aprendizagem baseada em Problemas (PBL)
Autor(a): Menezes, Graciete Neves de
Silva, Fabiola Miranda da
Orientador(a): Mafra, Agnes Cristina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Morera, Dimas Martinez
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Disney Douglas de Lima
Resumo: O presente trabalho terá como foco o estudo da Modelagem Matemática aplicada na distribuição/venda de gás de cozinha para alunos(as) do ensino médio. Este trabalho tem por objetivo evidenciar, por meio da modelagem matemática, possibilidades de apresentar o conjunto de conhecimentos e aprendizagem no cotidiano usando como base matemática na distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo. Ademais, a temática proposta pelo plano de aula que foi de modelagem matemática na distribuição de gás de cozinha em turmas do ensino médio de Lábrea - Amazonas e São Francisco – Minas Gerais. A modelagem matemática pode ser conceituada como sendo um ambiente de aprendizagem nos quais os alunos são convidados a problematizar e investigar, por meio da matemática, situações com referência à realidade”. No mais, será utilizada a metodologia ativa que busca ensinar de uma maneira diferente da habitual, onde o aluno participa da aula. Nesse sentido, será utilizada a metodologia baseada em um problema, onde os alunos farão algumas contas para chegarem a um resultado plausível. Como resultados, obtivemos respostas positivas, onde a maioria da classe onde foi aplicada a metodologia ativa, conseguiram entender de maneira satisfatória o conteúdo passado. Por fim, este trabalho será de maneira prática e teórica, ou seja, além de uma revisão de literatura, haverá a parte prática, onde envolverá uma dinâmica em classe de aula, buscando passar conhecimento sobre o assunto aos alunos de Ensino Médio.
Resumo em outro idioma: The present work will focus on the study of Mathematical Modeling applied in the distribution/sale of cooking gas to high school students. This work aims to show, through mathematical modeling, possibilities to present the set of knowledge and learning in everyday life using mathematics as a basis in the distribution of Liquefied Petroleum Gas. In addition, the theme proposed by the lesson plan was mathematical modeling in the distribution of cooking gas in high school classes in Lábrea - Amazonas and São Francisco - Minas Gerais. Mathematical modeling can be conceptualized as a learning environment in which students are invited to problematize and investigate, through mathematics, situations with reference to reality”. Moreover, the active methodology will be used, which seeks to teach in a different way than usual, where the student participates in the class. In this sense, the methodology based on a problem will be used, where students will do some calculations to reach a plausible result. As a result, we obtained positive responses, where most of the class where the active methodology was applied, managed to satisfactorily understand the past content. Finally, this work will be practical and theoretical, that is, in addition to a literature review, there will be a practical part, which will involve a classroom dynamic, seeking to pass knowledge on the subject to high school students.
Palavras-chave: Modelagem matemática
Ensino médio
Método PBL
Gás de cozinha
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICE - Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.course: Especialização em ensino da Matemática para o Ensino Médio
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7237
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GracieteNevesdeMenezes.pdf945,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons