Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7267
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Construção de Poliedros na Prática
Autor(a): Silva, André Antonio Pereira
Machado, Daniela
Orientador(a): Morera, Dimas Martinez
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Disney Douglas de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Marrocos, Marcus Antonio Mendonça
Resumo: O presente trabalho tem como primícia a aplicação de uma aula inédita de matemática, assim como oferecer aos alunos uma prática pedagógica que geralmente não é utilizada nas aulas expositivas. A construção de poliedros no quadro negro acaba não sendo efetivamente abstraído pelos discentes e isso ocasiona um elevado grau de dificuldade no ensino médio, tal observação pode ser aplicada de uma forma real e concreta, ou seja, utilizar materiais de baixo custo para a construção de poliedros, tais como macarrão espaguete e massinha colorida vermelha pela semente de urucum. O objetivo geral deste trabalho é identificar e sanar uma dificuldade relacionada ao contexto escolar, diante das experiências cotidianas na disciplina de matemática, sendo assim, o propósito é a promoção de uma aula dinâmica e versátil com o intuito de diminuir a dificuldade na compreensão das formas geométricas espaciais, assim como a visualização dos vértices, arestas, diagonais, área e volume dos sólidos geométricos, desta forma o processo de ensino-aprendizagem será composto por uma metodologia ativa.
Resumo em outro idioma: The present work has as its first fruit the application of a novel class of mathematics, as well as offering students a pedagogical practice that is not usually used in expository classes. The construction of polyhedra on the blackboard ends up not being effectively abstracted by the students and this causes a high degree of difficulty in high school, such observation can be applied in a real and concrete way, that is, to use low-cost materials for the construction of polyhedra, such as spaghetti noodles and red colored dough by the annatto seed. The general objective of this work is to identify and remedy a difficulty related to the school context, given the daily experiences in the discipline of mathematics, so the purpose is to promote a dynamic and versatile class in order to reduce the difficulty in understanding the spatial geometric shapes, as well as the visualization of the vertices, edges, diagonals, area and volume of the geometric solids, in this way the teaching-learning process will be composed of an active methodology.
Palavras-chave: Poliedros
Geometria
Matemática
Prática
Vértice
Aresta
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICE - Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.course: Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7267
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AndreSilva_DanielaMachado.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.