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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Necessidades de inglês para fins específicos - IFE para os profissionais de radiofonia na aviação civil: um estudo de caso no Amazonas
Título(s) alternativo(s): English for Specific Purposes - ESP needs for radio professionals in civil aviation: a case study in Amazonas
Autor(a): Lucena, Lorena de Souza Silva
Orientador(a): Monteiro, Marta de Faria e Cunha
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Adriana da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Tatiana Belmonte dos Santos
Resumo: Com o final da Segunda Guerra Mundial em 1945, criou-se um mundo unificado e dominado por duas forças – tecnologia e comércio – os quais geraram a demanda por uma linguagem internacional, sendo que este papel coube ao inglês, principalmente devido ao poder econômico dos Estados Unidos no mundo pós-guerra no qual o foco do ensino-aprendizagem do inglês era nas necessidades e interesses do aprendiz (HUTCHINSON; WATERS, 1987). Essa importância da eficácia da comunicação pode ser observada na aviação civil, que segue uma série de normas, que segundo a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC (2021), cabe à OACI a elaboração de padrões e práticas recomendadas, conhecidas como SARPs (do inglês Standard and Recommended Practices), os quais balizam a atuação das autoridades de aviação civil em todo o mundo. Diante disso este TCC trata de Inglês para Fins Específicos - IFE e formação de profissionais que utilizam a radiofonia na aviação civil. Assim, este trabalho teve como objetivo geral identificar as necessidades de inglês dos profissionais que atuam na radiofonia da aviação civil no Amazonas e como objetivo específico identificar as dificuldades linguísticas enfrentadas por estes profissionais. O referencial teórico foi embasado em Bocorny (2011), Hutchinson e Waters (1987), Leffa (2006), Monteiro (2009), Ramos (2008), entre outros. A pesquisa foi ancorada na abordagem qualitativa (CELANI, 2005; LEFFA, 2006) e foi desenvolvida por meio de um estudo de caso de acordo com Leffa (2006), Feagin, Orum e Sjoberg (1991) e Stake (2007). A pesquisa foi desenvolvida no Setor de Navegação Aérea do Aeroporto B (no interior do Amazonas) e na Torre de Controle do Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM). Os instrumentos de pesquisa utilizados foi um Questionário de Perfil e Investigativo. Os participantes foram seis servidores lotados nesses órgãos, três no Aeroporto B e três em Manaus (AM). Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e Chizzotti (2006). Os resultados apontaram como necessidades dos CTAs e OEAs que trabalham na radiofonia em relação ao inglês, que estes precisam de uma base melhor de Inglês Geral e de cursos de atualização que abranjam o Inglês Geral e o Inglês para Fins Específicos - IFE para Aviação, pois, os dois são essenciais em situações como, por exemplo, as de emergência. Com este trabalho, esperou-se contribuir ao campo da formação de profissionais que trabalham na radiofonia da aviação civil, no que se refere ao ensino-aprendizagem de inglês.
Resumo em outro idioma: With the end of the Second World War in 1945, an unified world was created and dominated by two forces – technology and commerce – which generated the demand for an international language, and this role fell to English, mainly due to the economic power of the United States in the post-war world, in which the focus of English teaching and learning were on the needs and interests of the learner (HUTCHINSON; WATERS, 1987). This importance of effective communication can be observed in civil aviation, which follows a series of standards, which according to the National Civil Aviation Agency - ANAC (2021), it is up to ICAO to develop standards and recommended practices, known as SARPs (Standard and Recommended Practices), which guide the actions of civil aviation authorities around the world. Therefore, this TCC deals with English for Specific Purposes - ESP and the training of professionals who use radio in civil aviation. Thus, this work had as a general objective to identify the English needs of professionals who work in civil aviation radiophony in Amazonas and as a specific objective to identify the linguistic difficulties faced by these professionals. The theoretical framework was based on Bocorny (2011), Hutchinson and Waters (1987), Leffa (2006), Monteiro (2009), Ramos (2008), among others. The research was based on a qualitative approach (CELANI, 2005; LEFFA, 2006) and was developed through a case study according to Leffa (2006), Feagin, Orum and Sjoberg (1991) and Stake (2007). The research was carried out in the Air Navigation Sector of Airport B (inland of Amazonas) and in the Control Tower of Eduardo Gomes Airport, in Manaus (AM). The research instruments used were a Profile and Investigative Questionnaire. The participants were six civil servants working in these locations, three at Airport B and three in Manaus (AM). Data were analyzed in the light of Content Analysis by Bardin (2016) and Chizzotti (2006). The results pointed out as needs of CTAs and OEAs that work in radiophony in relation to English, that they need a better base of General English and refresher courses that cover General English and English for Specific Purposes - ESP for Aviation, because, both are essential in situations such as emergencies. With this work, we hope to contribute to the field of training professionals who work in civil aviation radio, with regard to teaching and learning English.
Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos - IFE
Análise de necessidades
Aviação civil
Radiofonia
English for Specific Purposes - ESP
Needs analysis
Civil aviation
Radiophony
Área de conhecimento - CNPQ: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: FLET - Faculdade de Letras
metadata.dc.publisher.course: Letras - Língua e Literatura Inglesa - Licenciatura - Manaus
Citação: LUCENA, Lorena de Souza Silva. Necessidades de Inglês para Fins Específicos – IFE para os profissionais de radiofonia na aviação civil: um estudo de caso no Amazonas. 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Inglesa) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7272
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