Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7319
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Centro de educação escolar indígena Wakenai Anumareith
metadata.dc.creator: Trindade, Tainá de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Michels, Caren
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luana Castro da
metadata.dc.contributor.referee2: Cereto, Marcos Paulo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda o estudo e desenvolvimento do projeto de um Centro Escolar Indígena, localizado na comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, visando a uma arquitetura capaz de fazer parte do processo educativo de indígenas, de maneira a incorporar as tradições e saberes desses povos e o que se entende por educação escolar indígena. A vulnerabilidade de indígenas em situação urbana, referente ao acesso a equipamentos urbanos, à continuidade de suas tradições, ao reconhecimento e ao pertencimento, justifica a realização da pesquisa e norteia os objetivos do projeto arquitetônico. Este, por sua vez, para sua concretização, necessitou de estudos referentes à Educação Escolar Indígena, à Arquitetura Indígena e à Arquitetura Escolar, bem foi necessário realizar o diagnóstico do lote escolhido e os estudos de caso. Assim, monta-se um programa de necessidades, paralelo à conceituação, com base nas análises e bibliografia realizadas anteriormente. Ao final, manifesta-se uma proposta projetual que visa ser um componente ativo no processo de aprendizagem de seus usuários, ao mesmo tempo que oferece um espaço para a comunidade usufruir. A incorporação das formas de apropriação espacial indígena no projeto carrega o sentimento de pertencimento em seus usuários-alvo, além de, automaticamente, proporcionar uma arquitetura bioclimática.
Abstract: The present work addresses the study and development of the project of an Indigenous School Center, located in the Parque das Tribos community, in the Tarumã-Açu neighborhood, aiming at an architecture capable of being part of the educational process of indigenous people, in order to incorporate the traditions and knowledge of these peoples and what is meant by indigenous school education. The vulnerability of indigenous people in urban situations, regarding access to urban equipment, the continuity of their traditions, recognition and belonging, justifies the research and guides the objectives of the architectural project. This, in turn, for its implementation, required studies relating to Indigenous School Education, Indigenous Architecture and School Architecture, as well as carrying out a diagnosis of the chosen lot and case studies. Thus, a needs program is created, parallel to the conceptualization, based on the analyzes and bibliography carried out previously. In the end, a design proposal emerges that aims to be an active component in the learning process of its users, while at the same time offering a space for the community to enjoy. The incorporation of forms of indigenous spatial appropriation in the project brings a sense of belonging to its target users, in addition to automatically providing a bioclimatic architecture.
Keywords: Centro Escolar Indígena
Educação Escolar Indígena
Parque das Tribos
Educação Indígena
Arquitetura Escolar
metadata.dc.subject.cnpq: OUTROS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: FT - Faculdade de Tecnologia
metadata.dc.publisher.course: Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado - Manaus
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7319
metadata.dc.subject.controlado: Educação indígena - Projetos e plantas
Arquitetura - Projetos e plantas
Escolas indígenas - Projetos e plantas
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Multidisciplinar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Revista_TaináTrindade.pdf186,5 MBAdobe PDFView/Open
TCC_TaináTrindade.pdf109,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.