Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7330
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Como brincam?: Perfil de utilização de dois parques infantis na cidade de Parintins/AM
Autor(a): Tavares, Caroline Rodrigues
Costa, Marcos André Farias da
Ferreira, Monique Yassui
Orientador(a): Radicchi, Marcelo Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Roseane Oliveira do
metadata.dc.contributor.referee2: Chao, Cheng Hsin Nery
Resumo: Os parques infantis são lugares criados e planejados para as crianças. São os locais ideais para a realização de brincadeiras. Esses espaços proporcionam diversos benefícios e contribuem para o desenvolvimento integral das crianças. O brincar tem grande importância para o processo de aprendizagem das crianças. Diante disso, se fez relevante entender o contexto das brincadeiras nesses ambientes. O presente estudo teve como finalidade entender o perfil de utilização de dois parques infantis na cidade de Parintins/AM. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório que teve como questionamento: Como as crianças têm brincado nos parques infantis de Parintins? Para isso, objetivou-se caracterizar o perfil de utilização dos parques infantis municipais, Benedito Azedo e Pichita Cohen, por crianças de até 12 anos de idade. A pesquisa foi realizada por meio de uma observação sistemática com o uso de instrumentos que permitiram a coleta de dados, sendo utilizadas folhas de registros das observações, diário de campo e fotografia. Esses instrumentos possibilitaram uma estimativa em relação aos diferentes tipos de brincadeiras praticadas e as variáveis referentes ao perfil de utilização. Os dados foram pesquisados durante duas semanas, uma em cada parque, no horário de 16h a 20h. A partir da análise e discussão desses resultados, percebeu- se que ao todo foram registrados cerca de 1172 crianças e 3086 eventos de brincadeiras durante as duas semanas, tendo o parque Pichita Cohen como o mais frequentado e utilizado. Nos dois parques infantis registrou-se que as brincadeiras preferidas foram as de exercício físico, entretanto, notou-se que as crianças praticam essas brincadeiras de forma diferente. Ocorreram diferenças na forma como as crianças brincam e utilizam os brinquedos ou espaços, no Benedito Azedo. O brinquedo mais utilizado foi o pula-pula e no Pichita Cohen foi a área livre. Portanto, conclui-se que existem muitos fatores que contribuem para essas diferenças, mas os principais foram o espaço, a quantidade e qualidade dos brinquedos, além das possibilidades de brincadeiras. Este estudo possui algumas limitações, pois focou apenas a descobrir a maneira como as crianças brincam e utilizam o espaço, sem se aprofundar. Estudos futuros podem melhorar seus instrumentos de pesquisa, para que consigam entender por completo esses ambientes. Palavras-chaves: Parques infantis; Brincadeiras infantis; Infância; Brinquedos.
Resumo em outro idioma: Playgrounds are places designed and planned for children. They are the ideal places for playing. These spaces provide several benefits and contribute to the integral development of children. It is worth noting that play has great importance for the learning process of children. Therefore, it is relevant to understand the context of play in these environments. This study aimed to understand the profile of use of two playgrounds in the city of Parintins/AM. This is a descriptive and exploratory study that had as question: How have children played in the playgrounds of Parintins? For this, the objective was to characterize the profile of use of municipal playgrounds, Benedito Azedo and Pichita Cohen by children up to 12 years of age. The research was carried out through a systematic observation with the use of instruments that allowed the collection of data, being used sheets of records of the observations, field diary and photography. These instruments made it possible to have an estimate regarding the different types of games practiced and also the variables related to the use profile. The data were searched for two weeks, one in each park, at the time of 16 to 20h. From the analysis and discussion of these results, it was noticed that in total about 1172 children and 3086 play events were recorded during the two weeks, the Pichita Cohen park is the most frequented and used. In the two playgrounds it was recorded that the preferred games were those of physical exercise, but it was also noted that children practice these games differently. They also occurred in the way children play and use toys or spaces, in Benedito Azedo the most used toy was the pula-pula and in Pichita Cohen was the free area. Therefore, it is concluded that there are many factors that contribute to these differences, but the main ones were the space, the quantity and quality of toys and the possibilities of play. This study has some limitations, as it focused only on discovering the way children play and use space, without going deeper. Future studies can improve their research tools so that they can fully understand these environments. Keywords: Playgrounds; Children’s Play; Childhood; Toys.
Palavras-chave: Parques infantis
Brincadeiras infantis
Infância
Brinquedos
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Educação Física - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7330
Vocabulário controlado: Parques infantis - Parintins (AM)
Áreas de recreação - Crianças
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CarolineTavares_MarcosCosta_MoniqueFerreira.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.