Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7355
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Experimentos investigativos de baixo custo: uma possibilidade para o ensino e aprendizagem de reações químicas na Educação Básica
Título(s) alternativo(s): Low-Cost Investigative Experiments: A Possibility for the Teaching and Learning of Chemical Reactions in Basic Education
Autor(a): Pacheco, Diana Monteiro
Orientador(a): Menezes, Jean Michel dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Eliane Batista de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Lobo, Marcio Marçal
Resumo: O ensino da química, em particular, tem sido objeto de inúmeras investigações, devido à percepção de que os estudantes frequentemente consideram os conteúdos de difícil compreensão, contribuindo para a perda do interesse e a participação dos alunos em sala de aula. Por esse motivo, a utilização da experimentação desempenha um papel fundamental, uma vez que a integração da teoria com a prática tem um impacto significativo no processo de aprendizagem. O uso da experimentação de forma investigativa incentiva os alunos a realizar experimentos práticos, explorar e investigar conceitos, promovendo o pensamento crítico e a participação ativa no processo de ensino. Logo, o objetivo deste trabalho foi avaliar as aprendizagens desenvolvidas por alunos de 9° ano do Ensino Fundamental, por meio da experimentação investigativa sobre as Evidências das Reações Químicas, para turmas do 9° ano da educação básica. A pesquisa foi realizada em três etapas, sendo primeira a aplicação de um questionário inicial, com 57 alunos, para fazer o levantamento das concepções previas sobre o assunto, a segunda foi a realização da atividade experimental, com a abordagem investigativa e finalizando com a aula expositiva dialogada. Ao incorporar as etapas iniciais e posterior a aula, os alunos estavam mais atentos, participativos, e curiosos para saber como as reações químicas teriam ocorrido durante a aula prática, questionavam e davam exemplos das evidencias que conheciam do dia-a-dia, sobre os tipos de transformação, oportunizando o diálogo entre eles e com o professor e dessa maneira, eles conseguiram assimilar de forma mais eficaz o conteúdo.
Resumo em outro idioma: The teaching of chemistry, in particular, has been the subject of numerous investigations, due to the perception that students often find content difficult to understand, contributing to a loss of interest and student participation in the classroom. For this reason, the use of experimentation plays a fundamental role, since the integration of theory with practice has a significant impact on the learning process. The use of experimentation in an investigative way encourages students to carry out practical experiments, explore and investigate concepts, promoting critical thinking and active participation in the teaching process. Therefore, the objective of this work was to evaluate the learning developed by students in the 9th year of Elementary School through investigative experimentation on the Evidence of Chemical Reactions for classes in the 9th year of basic education. The research was carried out in three stages, the first being, application of a questionnaire, with 57 students, to survey previous conceptions on the subject, the second was the initial carrying out of the experimental activity with an investigative approach and ending with the dialogued expository class. By incorporating the initial and subsequent stages of the class, the students were more attentive, participatory, and curious to know how chemical reactions occurred during the practical class, they questioned and gave examples of the evidence they learned from day-to-day life, about the types of transformation, providing opportunities for dialogue between them and with the teacher and in this way, they seek to assimilate the content more effectively.
Palavras-chave: Experimentação investigativa
Educação básica
Ensino de química
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Citação: PACHECO, Diana Monteiro. Experimentos investigativos de baixo custo: uma possibilidade para o ensino e aprendizagem de reações químicas na Educação Básica. 2023.19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências: Química e Biologia)- Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2023
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7355
Vocabulário controlado: Química - Experiências
Química - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DianaPacheco.pdf746,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.