Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7398
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios do Novo Ensino Médio em relação ao ensino de matemática conforme a BNCC
Autor(a): Matos, Ana Paula Picanço de
Orientador(a): Silva, Fabrício Valentim da
Primeiro Coorientador: Moraes Júnior, Rogério Jacinto de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Eliane Batista de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Flávia Fernanda Santos
Resumo: A disciplina de matemática do novo ensino médio vigente de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelece as competências e habilidades fundamentais que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica no Brasil. No caso da disciplina de Matemática, a normativa define os objetivos de aprendizagem que devem ser alcançados pelos alunos. O presente trabalho teve como objetivo identificar os desafios do novo ensino médio no ensino da matemática de acordo com a BNCC através da pesquisa bibliográfica, foi coletado dados de cada artigo para compreender e ter uma visão crítica e, assim, realizou-se uma análise das competências e habilidades da BNCC relacionadas à matemática e foi identificado as propostas de estratégias para lidar com os desafios do novo ensino médio em relação à matemática conforme o documento.
Resumo em outro idioma: The mathematics subject of the new high school in force, according to the National Common Curricular Base (BNCC), establishes the fundamental competencies and skills that students must develop throughout Basic Education in Brazil. In the case of Mathematics, the regulations define the learning objectives that must be achieved by students. The present work aimed to identify the challenges of the new secondary education in the teaching of mathematics according to the BNCC through bibliographical research, data was collected from each article to understand and have a critical view and, thus, an analysis of the BNCC competencies and skills related to mathematics and proposed strategies to deal with the challenges of the new secondary education in relation to mathematics were identified according to the document.
Palavras-chave: Desafios
Matemática
Ensino
BNCC
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País de publicação: BRASIL
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7398
Vocabulário controlado: Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AnaPaulaMatos.pdf736,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.