Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7407
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Formação docente no Ensino Superior: um estudo da formação dos docentes atuantes no curso de Licenciatura em Ciências Química e Biologia do ICET/UFAM
Autor(a): Fonseca, Marlete Miranda
Orientador(a): Santos, Elimara Lima dos
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Eliane Batista de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Jean Michel dos Santos
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a formação dos professores do curso de licenciatura em Ciências: Química e Biologia que estão atuando no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas para trabalhar com estudantes surdos. Esta pesquisa se caracterizou como qualitativa de cunho exploratória e analítica, foi realizada por meio da pesquisa de campo, através de levantamento de dados, revisão bibliográfica e utilizamos como instrumento de coleta um questionário através do google forms, e feitas as pesquisas bibliográficas para encontrar autores conceituados com uma visão abrangente da formação do educador enquanto profissional. Diante dos resultados analisados, podemos constatar que os professores têm uma formação frágil em língua de sinais, somente um docente fez a disciplina de Libras na graduação, nunca lecionaram para alunos surdos, nunca fizeram curso de libras de forma voluntária e cerca de 18% não tem interesse em aprender essa língua. Dessa forma, é possível destacar a importância de um ensino que qualifique os professores para que possam estar preparados para receber seus alunos, além de discutir a inclusão nos cursos de licenciatura. Assim, as questões que foram levantadas sobre a formação dos professores em libras no ensino superior podem servir para reflexão docente, sobre sua atuação, e para refletir sobre as leis que regem o ensino de Libras em nosso país, reduzindo os efeitos prejudiciais das práticas de ensino.
Resumo em outro idioma: This study aims to analyze the training of teachers in the Science degree Course: Chemistry and Biology who work at the Institute of Exact Sciences and Technology of the Federal University of Amazonas to work with deaf students. To achieve this goal, the research examined the teachers’ profiles and academic backgrounds. This revealed that the teachers have not received the necessary training in Libras and that there is no adequate training for deaf students in their higher education courses. This research was characterized as qualitative, exploratory, and analytical. It was carried out using field research, through data collection, a bibliographic review and we used semi-structured interviews as the collection instrument. Questionnaires were applied using Google Forms and bibliographical research was carried out to find reputable authors with a comprehensive view of the training of educators as professionals. Given the results analyzed, we can see that the teachers have a fragile background in sign language, only one teacher took Libras as an undergraduate, they have never taught deaf students, they have never taken a voluntary Libra course and around 18% have no interest in learning this language. In this way, it is possible to highlight the importance of teaching that qualifies teachers so that they can be prepared to receive their students, in addition to discussing inclusion in degree courses. Thus, the questions raised about the training of teachers in libras in higher education can serve as food for thought for teachers, and as a proposal to revise the laws that govern the teaching of libras in our country, reducing the harmful effects of teaching practices.
Palavras-chave: Inclusão
Libras
Formação Docente
Ensino Superior
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7407
Vocabulário controlado: Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino
Surdos - Educação - Inclusão
Professores - Orientação profissional
Professores - Formação
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MarleteFonseca.pdf152,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.