Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7412
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de Ecologia por investigação: estimulando a cultura científica no contexto das escolas rurais
Autor(a): Libório, Débora da Mata
Orientador(a): Pereira, Samantha Aquino
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Izomar
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Jean Michel dos Santos
Resumo: O ensino da Ecologia enfrenta desafios na formação de cidadãos conscientes devido à complexidade e abstração dos conceitos envolvidos, o que dificulta o entendimento e engajamento dos estudantes. Este estudo investigou o uso da abordagem de Ensino por Investigação (EnI) para promover a alfabetização científica a nível funcional de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II em escolas rurais, com foco na história de vida dos peixes. A pesquisa foi conduzida em escolas rurais de Itacoatiara, Amazonas, e utilizou sequências didáticas com vários recursos didáticos. Os resultados mostraram que o EI auxiliou no aprendizado dos alunos sobre os conceitos de ecologia, por meio da observação e análise de fenômenos naturais.
Resumo em outro idioma: Unavailable.
Palavras-chave: Ensino por investigação
Ecologia
Alfabetização científica
Área de conhecimento - CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
metadata.dc.publisher.course: Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7412
Vocabulário controlado: Educação ambiental
Ecologia - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.