Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2166
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Capacidade funcional e cognitiva dos idosos atendidos por um serviço ambulatorial de geriatria na cidade de Manaus, Amazonas
metadata.dc.creator: Marcos Alexandre Frota da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Ana Paula Pessoa de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Introdução: A avaliação da capacidade funcional permite conhecer o perfil dos idosos, usando-se instrumentos simples e úteis, que podem auxiliar na definição de estratégias de promoção de saúde para os idosos, visando retardar e prevenir incapacidades, somando a esse grupo qualidade de vida. Objetivos: Avaliar a capacidade funcional e cognitiva de idosos atendidos por um serviço ambulatorial de geriatria na cidade de Manaus-AM. Métodos: Será realizada uma avaliação da funcionalidade dos idosos atendidos serviço de geriatria através das escalas de Katz para Atividades Básicas da Vida Diária e de Lawton para Atividades Instrumentais da Vida Diária. Uma Avaliação cognitiva também será feita pela aplicação do Mini-Exame do Estado Mental e por fim serão investigadas associações entre fatores sociodemográficos e indicadores de saúde dos idosos com seus respectivos estados funcionais e cognitivos. Resultados esperados: Espera-se traçar com os resultados do estudo o perfil cognitivo e funcional dos idosos atendidos por um centro de referência no atendimento geriátrico em Manaus e identificar variáveis sociodemográficas e de saúde que desempenhem fatores de risco para o desenvolvimento de dependências e déficits cognitivos nessa população, possibilitando assim, o planejamento de estratégias de atenção ao idoso, em especial no que diz respeito à prevenção e reabilitação desses agravos.
Palabras clave : Idosos
Capacidade Funcional
Cognição
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
Escola de Enfermagem de Manaus
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2010
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2166
Fecha de publicación : 1-jul-2011
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Marcos Alexandre Frota da Silva.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.