Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2385
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Diagnóstico para subsidiar uma proposta do livro didático de ciências naturais do 6º ao 9º no contexto amazônico |
metadata.dc.creator: | Yriane Pereira Nascimento |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Irlane Maia de Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | Nos últimos anos, os debates acadêmicos sobre o ensino de ciências no que tange à formação de professores cresceu e conquistou o interesse de muitos pesquisadores no referido ensino. Tais discussões e pesquisas confluíram para novas perspectivas para o regaste à valorização do docente da educação básica e de inovações que tangem a melhoria para os recursos didáticos no ensino de ciências. Neste sentido, o cenário educativo para o Ensino de Ciências na perspectiva Amazônica prescreve, diante da realidade mundial a educação para o Meio Ambiente e a sustentabilidade dos recursos naturais à nível planetário. Situar a realidade educativa local com a atual realidade educativa mundial, o ensino de ciências que já traz em seu marco histórico a perspectiva interdisciplinar, tornou-se, a disciplina que consegue articular-se com a Física, a Química e a Biologia convergindo saberes para a educação científica. Sob essa perspectiva, o ensino da realidade e para a realidade conclamada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais apontam, diretrizes norteadores a partir da abordagem construtivista e concebe como teoria para o ensino, a aprendizagem significativa. Com isso, evoca a preocupação para a nova postura do professor e consequentemente para uma reforma de pensamento que possa contribuir para a elaboração de instrumentos de ensino que estimule o educando para a sua aprendizagem. Nesse sentido, é de fundamental importância que o professor de Ciências tenha instrumentos que o aproxime ao máximo a realidade do aluno. As diretrizes para o ensino de ciências evoca quatro eixos norteadores: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Tecnologia e Sociedade. Esses eixos na visão macro da proposta curricular para a educação básica e presente nos livros didáticos de Ciências, instrumentaliza o professor para a produção do conhecimento teoricamente científico.Ainda nesse aspecto antecipa-se dizer, a partir uma análise superficial, que os livros de Ciências adotados pelas secretárias de educação municipal e estadual de ensino do 6º ao 9º ano de Manaus, não contempla conteúdos programáticos com ênfase na realidade amazônica. Sendo o livro didático um dos instrumentos mediadores entre a teoria e a prática da educação científica, ressalta dizer que essa distância entre a realidade vivida e a realidade mediada, de certa forma não deve contribuir para a aprendizagem significativa do aluno. A expectativa para novas perspectivas instrumentais que aproximem os conceitos científicos à realidade do aluno é um motivo para nos debruçarmos sobre a real possibilidade da elaboração do livro didático de Ciências Naturais visando a realidade amazônica. Amazônia reconhecida internacionalmente como lócus da grande biodiversidade da Fauna e Flora, desperta a preocupação mundial para a sua preservação e conservação, com isso, a real necessidade de estudar sua potencialidade sob a égide de um instrumento mediador para a aprendizagem, que é o livro didático . |
Keywords: | Livro didático Ensino de Ciências Realidade Amazônica |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Biologia Instituto de Ciências Biológicas |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2010 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2385 |
Issue Date: | 1-Jul-2011 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Yriane Pereira Nascimento.pdf | 455,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.