Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2407
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização isotópica de plânctons em viveiros semi-escavados no cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) com diferentes densidades de estocagem
Autor(a): Filipe Azevedo de Noronha
Orientador(a): Ana Cristina Belarmino de Oliveira
Resumo: A piscicultura é uma atividade de criação de peixes, com controle sobre o seu crescimento, reprodução e alimentação. Sua produção está concentrada em quatro tipos de modalidades: tanque-rede, viveiro escavados, barragens e canais de igarapés, sendo que viveiros escavados tem uma parcela de 39% da produção do cultivo de peixe regional. A produção primária é essencial para a produção, pois disponibiliza oxigênio e alimentação para peixes como o tambaqui. Ao se obter os valores isotópicos dos peixes e o que ele adquire de alimento no ambiente temos como analisar a quantidade de peso produzida. Uma das condições para o uso dos isótopos estáveis em estudos alimentares é que as fontes que compõem a dieta do animal em questão tenham sinais isotópicos distintos. Os isótopos estáveis mais usados em estudos são os de carbono (13C/12C) e nitrogênio (15N/14N). A Alimentação do tambaqui juvenil é zooplâncton mudando para frutos de acordo com seu desenvolvimento. A caracterização isotópica do plâncton é de extrema importância para obtenção de dados que mostram quanto de alimento está sendo transformado em biomassa e assim melhor distribuir a alimentação pro peixe e economizando recursos. Entretanto, este trabalho objetiva caracterizar isotópica plânctons em viveiros semi-escavados no cultivo de tambaqui com diferentes densidades de estocagem. As coletas serão realizadas na fazenda Agroindrustrial Tambaqui Ltda no km 142 da AM 010 em 9 viveiros semi-escavado com diferentes densidades com a área de 0,5ha, da espécie tambaqui. O plâncton será coletado com redes de malhas de 20m e 55 m, que serão refrigerados e levados ao laboratório para um processo de filtragem, essa filtragem será feita no Laboratório de Matérias Primas Aquícolas- Lampaq, as amostras serão seca em estufa a 55ºC, moídas em almofariz com pistilo até a forma de pó fino e armazenadas em pequenos recipientes plásticos. As composições isotópicas em carbono e em nitrogênio das amostras serão determinadas em análises isotópicas que serão realizadas no Laboratório de Ecologia Isotópica do Centro de Energia Nuclear na Agricultura USP (Universidade de São Paulo) Será realizada análise estatística descritiva em termos de média e desvio padrão utilizando os resultados das composições isotópicas do plâncton coletados nos tanque.
Palavras-chave: Piscicultura
Cultivo intensivo
Fontes primárias
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AQUICULTURA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2407
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Filipe Azevedo de Noronha.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.