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metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : A Representação do Além nos Lais de Marie de France
metadata.dc.creator: Renan Aquiles Soares Cambize
metadata.dc.contributor.advisor1: Sínval Carlos Mello Gonçalves
metadata.dc.description.resumo: O processo de conversão ao cristianismo das populações que ocupavam os territórios do antigo Império Romano do Ocidente foi, certamente, um dos fatores fundamentais para a formação da civilização ocidental. Esse processo, ocorrido durante o chamado período medieval, não foi, no entanto, apenas uma história unilateral e linear, na medida em que, por força mesmo das circunstâncias, o próprio cristianismo iria introduzir em suas práticas elementos oriundos desse contato. A introdução do culto aos santos, verificado na chamada Alta Idade Média, é um clássico exemplo dessas transformações. Um dos momentos essenciais desse verdadeiro embate entre o cristianismo e as tradições culturais pagãs, em particular aquelas originárias das populações célticas ainda sobreviventes, ocorreu durante o século XII, quando as cortes feudais iriam estimular a retomada desses elementos, inclusive, conferindo-lhes um estatuto superior ao incentivar sua colocação por escrito. Uma das fontes essenciais para a observação dessa introdução e releitura dos elementos célticos na cultura da Cristandade Ocidental foram os Lais de Marie de France, os mais antigos registros conhecidos desse tipo de produção literária, compostos entre os anos de 1170 e 1189 no âmbito da corte anglo-normanda de Henrique II, Plantageneta. Os Lais são relatos breves, de origem celta, significa canção . A tradição oral desses Lais é bem mais antiga que seus registros escritos, sendo inclusive muitos deles anteriormente contados juntamente com instrumentos musicais. As aventuras acontecem na Bretanha, em um tempo indefinido e sua característica mais marcante é a presença de dois mundos que se relacionam ao longo da narrativa: o mundo real do século XII, e um mundo sobrenatural onde reina o maravilhoso. Nesse mundo maravilhoso podemos encontrar a fada, figura feminina maravilhosa que se apaixona por um cavaleiro do mundo real. O presente trabalho pretende analisar três desses lais, os de Graelent, Guingamor e Desiré, tomando como objeto de análise a maneira pela qual eles representaram a figura da fada e o transporte para o outro mundo normalmente associado a elas, elementos que nos permitirão identificar e analisar sua representação do além. Este trabalho está vinculado a um projeto maior, intitulado Estabelecimento dos Fundamentos Intelectuais e Práticos Para a Consolidação dos Estudos do Medievo Ocidental no Amazonas . Aprovado pela FAPEAM em seu Programa Primeiros Projetos (PPP), ele tem como seus objetivos centrais a constituição de um campo de estudos medievais centrado no estudo dos processos formadores do mundo ocidental durante o período medieval, bem como a criação de bases práticas para sua investigação em nosso Estado, o que implica, entre outras coisas, na formação de quadros.
Palabras clave : Maravilhoso
Além
Cristianismo
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: História
Instituto de Ciências Humanas e Letras
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2642
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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