Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2889
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Características clínicas e epidemiológicas dos pacientes com paraparesia espástica tropical/ mielopatia associada ao HTLV-I (TSP/HAM) da cidade de Manaus, Amazonas
metadata.dc.creator: Vanessa Lins de Menezes
metadata.dc.contributor.advisor1: Massanobu Takatani
metadata.dc.description.resumo: A Paraparesia espástica tropical/Mielopatia associada ao HTLV-I (TSP/HAM) é uma doença imunomediada, relacionada à resposta imunológica do hospedeiro à infecção pelo vírus HTLV-1. Adquire-se a doença através de transmissão horizontal (transfusão sangüínea, contato sexual, uso comum de seringas contaminadas em viciados em drogas) ou vertical, através do aleitamento materno. Os distúrbios da marcha, a fraqueza, o enrijecimento dos membros inferiores e o comprometimento do equilíbrio dinâmico constituem seus principais sinais e sintomas. Com freqüência há relato de disestesias e parestesias (dormência, formigamentos) ao longo dos membros inferiores e predominantemente distais. TSP/HAM representa uma das principais causas de incapacidade permanente em uma população relativamente jovem, em países como o Brasil. Tendo em vista o fato de essa doença ser extremamente incapacitante, subdiagnosticada e até desconhecida por muitos médicos, além da ausência de relatos loco-regionais, essa pesquisa se torna de grande importância para a comunidade médica e científica, de modo que possibilitará que se estabeleça um perfil clínico e epidemiológico desses pacientes, para que no futuro esta população sirva de padrão para novos estudos. O objetivo dessa pesquisa é analisar as características clínicas e epidemiológicas dos pacientes com TSP/HAM no Ambulatório Araújo Lima da cidade de Manaus, Amazonas. Tais pacientes que se dirigirem ao Ambulatório no período de realização da pesquisa terão seus dados da anamnese, exame físico, exame neurológico, exames laboratoriais e de imagem colhidos, assim como uma revisão de seus prontuários e preencherão um questionário dirigido para valores comparativos.
Palabras clave : Paraparesia espástica tropical
TSP/HAM
HTLV-I
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2889
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
RELATÓRIO_FINAL_PIB-S.pdf376,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.