Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2910
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Prospecção de Fenólicos e determinação de atividade antioxidante em extratos de Loranthaceae no Sistema β-caroteno/ácido linoléico
Autor(a): Luiz de Camoes Barbosa Castro
Orientador(a): Anderson Cavalcante Guimarães
Resumo: Os flavonóides são substâncias geralmente coloridas, responsáveis pelas cores de flores, frutos e sementes. São constituintes importantes da dieta humana, presentes em chás e vinhos. São reconhecidos por apresentarem atividades biológicas importantes, tais como, as atividades: antioxidantes e inibidores de enzimas. LORANTHACEAE é uma família botânica que cresce parasitando árvores, por meio de haustórios que penetram na madeira do hospedeiro, sendo considerada a mais importante das poucas famílias de plantas neotropicais parasitas. Os haustórios fixam-se nos caules das árvores hospedeiras, sugando a seiva bruta, podendo algumas vezes levá-las à morte. Essas plantas daninhas ameaçam o estabelecimento de árvores econômicas, tropicais ou não, como nas coníferas nativas da América do Norte, plantações de Citrus da América Central, e no leste da Índia. As espécies são conhecidas, no mundo, com os nomes populares de: erva-de-passarinho, visgo, muerdago, matapalo, mistletoe, e apresentam um papel importante para biodiversidade interagindo inclusive com o homem. O consumo de substâncias antioxidantes tem sido relacionado com a inibição do câncer e proteção do sistema imunológico. Produtos têm sido gerados a partir de substâncias antioxidantes, como as isoflavonas da soja. O trabalho a ser desenvolvido consiste na obtenção de extratos brutos de plantas da família Loranthaceae coletadas na região do Amazonas, realizar prospecção fitoquímica para substâncias fenólicas e avaliação da atividade antioxidante dos extratos. Os extratos brutos obtidos serão avaliados quanto à sua atividade antioxidante no sistema ácido linoléico/-caroteno. Este estudo pode levar a resultados que indiquem novos agentes terapêuticos, mais baratos e disponíveis para a população em geral. O uso de medicamentos complementares, como extratos de plantas, em terapia para doenças degenerativas, vem sendo investigado. O potencial para a produção de flavonóides em espécies de Loranthaceae poderia contribuir para os estudos da família, bem como para a descoberta de novas substâncias com possibilidades terapêuticas e aplicações tecnológicas.
Palavras-chave: Loranthaceae
Fenólicos, Antioxidante
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMACOGNOSIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2910
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.