Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3100
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Identificação do comportamento estocástico da mortalidade por faixa etária em Manaus utilizando misturas de lognormais
Autor(a): Patrick dos Santos Silva
Orientador(a): James Dean Oliveira dos Santos Junior
Resumo: Em um problema clássico de misturas, existem K classes, cada uma definindo uma distribuição de probabilidade distinta das demais. Amostras são retiradas destas distribuições e depois misturadas. Este processo inicial é oculto ao pesquisador ele só tem acesso à coleção total dos dados, sem saber de qual classe eles vieram nem de quantas classes estão presentes. Por outro lado, é sabido que a taxa de mortalidade é variável por idade, fazendo com que estimativas diferentes sejam empregadas para diferentes classes de idades. O problema de identificar o número de faixas etárias a serem analisadas é equivalente ao problema de encontrar o número de classes de um histograma, o que implica que não existe uma solução única que minimize, simultaneamente, o viés e a variância da taxa de mortalidade por faixa etária. Entretanto, ao interpretar este problema como um problema de misturas, podemos encontrar faixas etárias interpretáveis e caracterizar o comportamento da mortalidade nestas faixas com o uso de poucos parâmetros. Neste trabalho, analisaremos os dados sobre mortalidade em Manaus via misturas de lognormais, identificando as faixas etárias como as componentes da mistura.
Palavras-chave: Misturas de lognormais, mortalidade por faixa etária. EM
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ESTATÍSTICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Estatística
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3100
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.