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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Antonio Fabio Sabbá Guimarães Vieira-
dc.creatorMiriliane Judite dos Santos Fernandes-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:25:59Z-
dc.date.available2016-09-23T15:25:59Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3249-
dc.description.resumoAs estradas possuem papel importante nas relações socioeconômicas e de produção no Brasil, pois se constituem numa das formas de conexão entre as cidades e/ou núcleos urbano-rurais. A construção de rodovias implica necessariamente em modificações nas características geoecológicas locais dentre as quais se destacam a retirada e transferência de terra, desmatamento e alterações na forma de escoamento das águas, dentre outras alterações (VIEIRA e ALBUQUERQUE, 2004; VIEIRA et al, 2005; TAVARES e VIEIRA, 2010). Desta forma, os possíveis impactos ambientais em estradas podem ser de diversas naturezas, podendo incidir, portanto, sobre os meios socioeconômico, biótico e físico (TREPL, 2006). Dentre os vários impactos resultantes das estradas e que podem ocorrem no ambiente natural, Bandeira e Floriano (2004) citam outros além dos já descritos, como os incêndios nas faixas marginais; poluição e assoreamento de ambientes aquáticos. Os impactos no meio físico podem ser observados (BANDEIRA e FLORIANO, 2004) pela retirada de solos, indução a processos erosivos (com destaque para os voçorocamentos) e a movimentos de massa nos taludes; instabilidade de taludes com abertura de cortes nos interfluvios, rompimento de fundações; terraplenagem, rebaixamento do lençol freático; risco para a qualidade de água superficial (aumento da turbidez) e subterrânea por concentração de poluentes; assoreamento de terrenos naturais, bacias de drenagem e cursos d água; alagamentos decorrentes do represamento promovido pelo sistema de drenagem, como as tubulações subdimensionadas quanto a vazão das águas dos cursos d água. Os impactos ambientais significativos geralmente ocorrem na área de influência direta da rodovia. Desta forma, a escolha das rodovias AM-010, deve-se em primeiro lugar ao fato de que o município de Itacoatiara faz parte da região metropolitana de Manaus, o que remete ao projeto aprovado pelo CNPq em 2011 (Edital MCT/CNPq No. 014/2011 Universal), intitulado Impactos ambientais decorrentes de voçorocas em rodovias no Amazonas, que tem como objetivo principal determinar quais as causas da ocorrência de voçorocas nas rodovias que fazem parte da região metropolitana de Manaus e com isso gerar um modelo de previsão de evolução dessas incisões em relação à pista. Assim, a presente proposta vem levantar informações a respeito das voçorocas nas rodovias no Amazonas, em particular a AM-010. Vale destacar que nessa rodovias, os impactos ambientais são constantes (conforme constatados em excursões e trabalhos de campo ao local), necessitando assim de estudos que permitam contribuir para a contenção e a prevenção desses, principalmente aqueles relacionados às voçorocas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeografiapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2012pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVoçorocas-
dc.subjectEstradaspor
dc.subjectAmazonaspor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIApt_BR
dc.titleAnálise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no Amazonaspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoGeografia - Licenciaturapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-H/0036/2012-
dc.pibic.projetoAnálise da ocorrência de voçorocas na rodovia AM-010, no Amazonas-
dc.pibic.dtinicio2012-08-01-
dc.pibic.dtfim2013-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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