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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Regina Coeli da Silva Vieira-
dc.creatorTayná Ofelia Freitas Suárez-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:36:01Z-
dc.date.available2016-09-23T15:36:01Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3516-
dc.description.resumoAs creches têm como finalidade contemplar as necessidades de desenvolvimento intelectual, direito à socialização e promoção da saúde, atendendo principalmente famílias com renda ≤ 2 salários mínimos. Foi observado que nestes ambientes há predominância de crianças com desnutrição. Estas deficiências alimentares levam ao crescimento deficiente, desequilíbrios morfológicos e funcionais os quais, dependendo da intensidade e da duração poderão ser irreversíveis. Diante disso, há necessidade de uma atenção especial a esse grupo, de forma a minimizar riscos à saúde e permitir que seu potencial genético de crescimento e desenvolvimento seja atingido. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi implantado para atender as necessidades nutricionais desses alunos durante sua permanência nas instituições de ensino públicas, porém, algumas investigações sobre o consumo alimentar de crianças matriculadas em creches, no Brasil, mostram inadequação energética, e de alguns nutrientes, como proteína, ferro e cálcio. Este estudo tem por objetivo avaliar a eficiência da merenda escolar na melhoria da qualidade alimentar e consequências no estado nutricional das crianças atendidas por creche gratuita. As crianças de ambos os sexos, matriculadas no período letivo de 2013, na creche municipal Amélia Ayres da Silva, no município de Coari AM serão acompanhadas durante 3 meses. No ato da matrícula será realizada uma avaliação socioeconômica, através de aplicação de questionário. E a avaliação dietética, seguindo o métodos e os valores propostos pela DRI, junto com a avaliação do estado nutricional, utilizando o sistema Escore-Z para os índices antropométricos de P/I, E/I, P/E, IMC/I, CB/I e GT/I, utilizando os pontos de corte sugeridos pela OMS, serão realizadas em 2 momentos: no 1º dia de aula e após 3 meses de frequência na creche. A comparação da adequação de ingestão de energia e dos nutrientes, assim como o estado nutricional entre os 2 momentos do estudo será feita utilizado o teste t de Student, considerando o nível de significância de 5% ou Mann Whitney, de acordo com a homogeneidade das variâncias e da normalidade da distribuição, sendo considerando o nível de significância de 5%.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)pt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2012pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectConsumo alimentar-
dc.subjectDRI s-
dc.subjectPNAE-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: NUTRIÇÃOpt_BR
dc.titleA influência da merenda escolar sobre o estado nutricional de crianças pré-escolarespt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoNutriçãopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-S/0125/2012-
dc.pibic.projetoA influência da merenda escolar sobre o estado nutricional de crianças pré-escolares-
dc.pibic.dtinicio2012-08-01-
dc.pibic.dtfim2013-07-31-
dc.contributor.colaboradorVerena Silva Lima-
dc.contributor.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6200574292123162-
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