Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3875
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Aprendizagem significativa de conceitos científicos em Química: contribuições de vídeos didáticos
metadata.dc.creator: Nilton França Ortiz
metadata.dc.contributor.advisor1: Sidilene Aquino de Farias
metadata.dc.description.resumo: O vídeo é um material rico de informações multilinguísticas de superposição de códigos e significações que mostram o concreto, o visual, o imediato. A atividade com vídeo pode exercer funções variadas no processo de ensino/aprendizagem, como: informativa, motivadora, expressiva, avaliativa, conceitual, documental, investigadora, lúdica e atitudinal. Contudo, faz-se necessária a utilização adequada deste recurso, evitando sua utilização como vídeo tapa-buraco, vídeo enrolação, vídeo deslumbramento e vídeo perfeição. Nesse sentido, esta proposta busca desenvolver situações didáticas com o uso de recursos audiovisuais como ferramentas inovadoras no processo educacional e cultural. E ainda, propõe-se a investigar como os vídeos didáticos podem promover a aprendizagem significativa em alunos da Educação Básica. Para tanto, a metodologia utilizada nesse insere-se no campo da pesquisa qualitativa. Assim, será elaborado e aplicado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio um questionário visando conhecer os conteúdos químicos que os alunos apresentam maior dificuldade. Os resultados obtidos irão orientar na escolha dos vídeos a serem utilizados para as situações didáticas. As situações didáticas serão realizadas por meio de minicurso e os dados serão recolhidos por meio de entrevista semiestruturada. Além disso, as aulas ministradas na realização das situações didáticas serão gravadas. Os resultados obtidos serão analisados a luz da metodologia de Análise Textual Discursiva.
Palabras clave : Aprendizagem significativa
Ensino médio
Vídeos didáticos
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Química
Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3875
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
PIB-E-0214-2013.pdf770,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.