Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Irlei dos Santos-
dc.creatorKaroliny Lisandra Teixeira Cruz-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:40:22Z-
dc.date.available2016-09-23T15:40:22Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3983-
dc.description.resumoO estado nutricional influencia diretamente o desenvolvimento neuropsicomotor infantil. A fase pré-escolar é um período de diversas transformações e adaptações na vida de uma criança, e o acompanhamento fisioterapeutico e nutricional é imprescindível para descrever o desempenho e avaliar a aptidão escolar destes. O objetivo desta pesquisa é avaliar o DNPM e o estado nutricional em escolas infantis do município de Coari-AM. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do tipo transversal e quantitativo, direcionada a crianças com idades entre 3 a 6 anos, matriculadas em escolas infantis do município, sendo a amostra constituída por 120 individuos, divididos em 2 grupos, sendo o primeiro com 60 crianças provindas de uma escola infantil particular e e o segundo com mais 60 provindas de uma escola pública. A coleta de dados será em dois momentos, inicialmente os pais das crianças terão que responder a dois questionários, sendo um semi-estruturado, referindo-se a aspectos socioeconômicos, caracterização criança, da família, do ambiente e atividades diárias, e outro inventário de recursos do ambiente familiar que avaliam os recursos, as atividades que a criança faz quando não está na escola, o envolvimento dos pais no ambiente familiar, o acesso a brinquedos, revistas, jornais, livros e por fim se a criança tem acompanhamento e horários para realizar seus afazeres. Seguindo com avaliações antropométricas e aplicações do teste Lefrevé, que serão aplicados de acordo com a faixa etária de cada criança. Os dados desta pesquisa buscam compreender a relação do estado nutricional com o desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares, e posteriormente relatar a importância da triagem sistemática fisioterapeutica no desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)pt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPré-escolar-
dc.subjectDesenvolvimento neuropsicomotor-
dc.subjectNutrição-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.titleAvaliação de desenvolvimento neuropsicomotor e o estado nutricional em pré-escolarespt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoFisioterapiapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-S/0007/2013-
dc.pibic.projetoAvaliação de desenvolvimento neuropsicomotor e o estado nutricional em pré-escolares-
dc.pibic.dtinicio2013-08-01-
dc.pibic.dtfim2014-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karoliny Lisandra Teixeira Cruz.pdf487,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.