Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3983
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Avaliação de desenvolvimento neuropsicomotor e o estado nutricional em pré-escolares
metadata.dc.creator: Karoliny Lisandra Teixeira Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: Irlei dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O estado nutricional influencia diretamente o desenvolvimento neuropsicomotor infantil. A fase pré-escolar é um período de diversas transformações e adaptações na vida de uma criança, e o acompanhamento fisioterapeutico e nutricional é imprescindível para descrever o desempenho e avaliar a aptidão escolar destes. O objetivo desta pesquisa é avaliar o DNPM e o estado nutricional em escolas infantis do município de Coari-AM. A pesquisa caracteriza-se como um estudo do tipo transversal e quantitativo, direcionada a crianças com idades entre 3 a 6 anos, matriculadas em escolas infantis do município, sendo a amostra constituída por 120 individuos, divididos em 2 grupos, sendo o primeiro com 60 crianças provindas de uma escola infantil particular e e o segundo com mais 60 provindas de uma escola pública. A coleta de dados será em dois momentos, inicialmente os pais das crianças terão que responder a dois questionários, sendo um semi-estruturado, referindo-se a aspectos socioeconômicos, caracterização criança, da família, do ambiente e atividades diárias, e outro inventário de recursos do ambiente familiar que avaliam os recursos, as atividades que a criança faz quando não está na escola, o envolvimento dos pais no ambiente familiar, o acesso a brinquedos, revistas, jornais, livros e por fim se a criança tem acompanhamento e horários para realizar seus afazeres. Seguindo com avaliações antropométricas e aplicações do teste Lefrevé, que serão aplicados de acordo com a faixa etária de cada criança. Os dados desta pesquisa buscam compreender a relação do estado nutricional com o desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares, e posteriormente relatar a importância da triagem sistemática fisioterapeutica no desenvolvimento infantil.
Palabras clave : Pré-escolar
Desenvolvimento neuropsicomotor
Nutrição
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3983
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Karoliny Lisandra Teixeira Cruz.pdf487,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.