Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4065
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo do perfil epidemiológico, socio-demográfico e de risco de mulheres infectadas com Papilomavírus Humano no município de Coari
Autor(a): Lígia Menezes da Mata
Orientador(a): Danielle Albuquerque Pires Rocha
Resumo: O Papilomavírus Humano (HPV) é um patógeno sexualmente transmissível comprovadamente relacionado ao desenvolvimento de neoplasias benignas e malignas no colo de útero e região vulvo-vaginal e anal. O desenvolvimento do câncer de colo de útero está diretamente relacionado à infecção persistente pelo HPV de alto risco oncogênico. Outros fatores também estão relacionados, tais como: status imunológico, predisposição genética, nutrição, concomitância com outras infecções sexualmente transmissíveis (Chlamydia trachomatis, herpesvírus, por exemplo), dentre outros co-fatores. O objetivo desta pesquisa é caracterizar o perfil epidemiológico, clínico e comportamental de mulheres infectadas e não infectadas atendidas em Unidades Básicas de Saúde do Município de Coari/AM. Estas mulheres serão entrevistadas e serão coletadas amostras endocervicais durante o exame preventivo de Papanicolau. A investigação quanto à presença de DNA de HPV por PCR, esta será feita no Laboratório de Biotecnologia da UFAM em Manaus e no Laboratório de Virologia da USP (pesquisadores parceiros). Serão analisados aspectos epidemiológicos (idade, estado conjugal, status socioeconômico, grau de escolaridade, etc), aspectos clínicos (histórico de DST, número de gestações, número de filhos, etc) e aspectos comportamentais (idade da primeira relação sexual, número de parceiros sexuais fixos e eventuais, uso consistente de preservativo, etc).
Palavras-chave: HPV
Epidemiologia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EPIDEMIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4065
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.