Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4082
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Desempenho físico de Membros Inferiores e variabilidade da marcha em idosos residentes no município de Coari - AM
metadata.dc.creator: Juliane Silva Belém
metadata.dc.contributor.advisor1: Renato Campos Freire Júnior
metadata.dc.description.resumo: Introdução: o bom nível de funcionalidade do idoso está associado a desfechos positivos, tais como: saúde, relações sociais, independência física e mental; há alguns agravos que estão associados a uma pior funcionalidade e baixa qualidade de vida do indivíduo idoso. Dentre estes se destacam: a presença de quedas, dependência funcional, presença de co-morbidades, incontinência urinária, institucionalização e maior mortalidade. Diante disso, pode-se dizer que a manutenção da independência nas atividades de vida diária é importante para a otimização da qualidade de vida em indivíduos idosos. Por isso, os valores mensurados no desempenho da função física como mobilidade, equilíbrio e força têm sido investigados como preditores para dependência dessas atividades do dia-a-dia. Objetivo: Relacionar o desempenho físico dos membros inferiores de indivíduos idosos com a variabilidade de sua marcha em situações de caminhada com dupla tarefa Métodos: trata-se de um estudo transversal de base populacional, onde serão avaliados 450 idosos no município de Coari. Os sujeitos participantes terão seu desempenho físico de membros inferiores aferido pela aplicação do Short PhysicalPerformanceBattery SPPB. Para a análise das variáveis espaço temporais da marcha será utilizado o GAITRite Platinum 26' PortableWalkway System, um equipamento portátil, que pode ser colocado em qualquer superfície plana e é de fácil execução. É constituído de um tapete eletrônico emborrachado, que ao registrar a impressão plantar, possibilita a avaliação das variáveis espaço-temporais da marcha. A avaliação da marcha será realizada utilizando os seguintes procedimentos: análise dinâmica em três situações diferentes: marcha habitual, marcha associada a uma tarefa cognitiva e marcha associada a uma tarefa motora.
Palabras clave : Variabilidade da marcha
Idosos
Quedas
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: SAÚDE COLETIVA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2013
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4082
Fecha de publicación : 31-jul-2014
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Juliane Silva Belém.pdf398,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.