Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4577
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A broncoscopia como diagnóstico em pacientes encaminhados para dois centros de referência na cidade de Manaus - Amazonas
Autor(a): Saullo Anderson Costa Monteiro
Orientador(a): Luiz Carlos de Lima
Resumo: A broncoscopia é um exame visual direto da cavidade de fonação (laringe) e das vias aéreas, feito por meio de um tubo de observação de fibra óptica, denominado broncoscópio. Este, por sua vez, é dotado de uma luz em sua extremidade que possibilita ao médico observar o interior dos pulmões, e grandes vias aéreas (brônquios). A broncoscopia pode ser de dois tipos: rígida e flexível. Esta pesquisa é um estudo prospectivo observacional, que será realizado em pacientes submetidos ao estudo broncoscópico encaminhados a dois hospitais de referência, Hospital Universitário Getúlio Vargas e Hospital Beneficente Português, na cidade de Manaus, Amazonas. No período de agosto de 2014 a Julho de 2015. A realização desse trabalho visa identificar o perfil dos pacientes, os tipos de doenças e as complicações encontradas, e a partir desses dados obter uma melhor orientação com relação às doenças mais comuns, levando assim a uma melhor qualidade de vida aos pacientes em um local em que a prevalência de doenças pulmonares é muito elevada e que leva a morte de muitas pessoas em Manaus.
Palavras-chave: Broncoscopia
Diagnóstico
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2014
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4577
Data do documento: 31-jul-2015
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.