Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5284
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Avaliação do índice de danos permanentes em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico com até 60 meses de doença atendidos no ambulatório Araújo Lima
metadata.dc.creator: Samyra Ghaleb Hasan Zureiq
metadata.dc.contributor.advisor1: Domingos Sávio Nunes de Lima
metadata.dc.description.resumo: O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica autoimune cuja etiopatogenia envolve múltiplos genes, fatores hormonais e ambientais. É uma doença pleomórfica com ampla variabilidade fenotípica de apresentação, gravidade e curso clínico e evolui habitualmente com períodos remitentes e recidivantes. O LES é mais frequente entre mulheres, numa proporção de nove mulheres para cada homem, sendo sua incidência maior entre os 15 e 45 anos e com a incidência estimada de 8,7 casos por 100.000 habitantes/ano. Em virtude do diagnóstico precoce, do avanço das técnicas laboratoriais e de novas opções terapêuticas, o prognóstico do LES tem melhorado nas últimas décadas. Apesar da redução da mortalidade, a morbidade decorrente da própria doença e da terapêutica adquiriu maior importância no prognóstico dos pacientes. No LES, o dano permanente que consiste em alteração não relacionada com a inflamação ativa no momento, mas aquele presente por, no mínimo, seis meses deve ser avaliado e posteriormente estudado por instrumento validado, através dos critérios propostos pelo Systemic Lupus International Collaborating Clinics/American College of Rheumatology damage index for systemic lupus erythematosus (SLICC/ACR-DI). O estudo avaliará o índice de danos permanentes em pacientes com LES de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, que estejam em acompanhamento regular no serviço de Reumatologia da Universidade Federal do Amazonas, no Ambulatório Araújo Lima e Hospital Universitário Getúlio Vargas, que apresentem tempo de evolução da doença inferior a 60 meses e que tenham quatro ou mais critérios do SLICC/ACR (2012). O diagnóstico das lesões permanentes será feito através de revisão dos prontuários. Para complementar os dados que neles não estiverem presentes serão realizados: entrevista, exame físico e aplicação de testes de avaliação dos distúrbios cognitivos e teste de memória lógica. Todas as informações serão registradas em um banco de dados utilizando o programa Epi-info para levantamentos estatísticos posteriores.
Palabras clave : Lúpus eritematoso sistêmico
Danos permanentes
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Clínica Médica
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2015
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5284
Fecha de publicación : 31-jul-2016
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Samyra Ghaleb Hasan Zureiq.pdf529,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.