Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5717
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Educação do campo: uma experiência sobre as águas |
metadata.dc.creator: | Mota, Sebastião Júnior Carril da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nogueira, Eulina Maria Leite |
metadata.dc.contributor.referee1: | Batista, Eliane Regina Martins |
metadata.dc.contributor.referee2: | Franco, Zilda Gláucia Elias |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem por finalidade analisar o cotidiano escolar no contexto da Balsa Escola no Município de Humaitá-AM, considerando os aspectos pedagógicos. Relatando os desafios encontrados pelos profissionais da educação do campo que atuam nessa escola em relação a estrutura física, pedagógica e administrativa. Sendo assim, essa pesquisa tem como base alguns autores como Araújo (2004), Bezerra (1998), Calazans (1993), Caldarte (2007 e 2011) Leite (1999), Libâneo (2010) Pinheiro (2011) e outros. A pesquisa foi baseada também em algumas leis e documentos, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/1996, Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002) e o Plano Nacional de Educação (2000). A mesma tem como abordagem a pesquisa qualitativa, onde baseou-se nos estudos de Minayo (2010). Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista, observação e registros através de fotos. Portanto, a pesquisa teve como objetivos observar o cotidiano dos professores e suas práticas pedagógicas, identificar as condições de trabalho dos professores e descrever as condições físicas, pedagógicas e administrativa desta escola. |
Abstract: | This research aims to analyze the school routine in the context of the Ferry School in the city of Humaitá-AM, considering the pedagogical aspects. Reporting the challenges encountered by rural education professionals who work in this school regarding the physical, pedagogical and administrative structure. Thus, this research is based on some authors such as Araújo (2004), Bezerra (1998), Calazans (1993), Caldarte (2007 and 2011) Leite (1999), Libiliar (2010) Pinheiro (2011) and others. The research was also based on some laws and documents, the Law of Guidelines and Bases (LDB) 9394/1996, Operacional Guidelines for Basic Education in Field Schools (2002) and the National Education Plan (2000). It has the qualitative research approach, where it was based on the studies of Minayo (2010). The data collection instruments were interview, observation and records through photos. Therefore, the research aimed to observe the teachers 'daily life and their pedagogical practices, identify the teachers' working conditions and describe the physical, pedagogical and administrative conditions of this school. |
Keywords: | Educação do campo Cotidiano escolar da Bolsa Escola Práticas pedagógicas |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação Agricultura e Ambiente |
metadata.dc.publisher.course: | Pedagogia - Licenciatura - Humaitá |
Citation: | MOTA, Sebastião Júnior Carril da. Educação do campo: uma experiência sobre as águas. 2019. 71 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5717 |
metadata.dc.subject.controlado: | Educação rural |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_SebastiãoMota.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.