Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leal, Fabiana Soares Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7990271056067788pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Zilda Gláucia Elias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Greicy Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1013814351972944pt_BR
dc.creatorCastro, Natália Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5088514210993081pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-13T15:57:19Z-
dc.date.available2020-12-21-
dc.date.available2021-01-13T15:57:19Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5844-
dc.description.abstractMotivation is a psychological variable that has been studied for several years, including by scholars in the educational field. In general, it is defined as a driving force and maintainer of behaviors. Although we cannot see the motivation itself, we do see people's behaviors and we can infer how motivated or discouraged they are. However, what motivates this observed behavior, we cannot determine from this observation, measurement instruments (tests, scales) or conversations are necessary in which the individual can report what makes him act in a certain way, that is, his motivations . This study aimed to assess the motivation of students in the pedagogy course at IEAA / UFAM. The instrument used was the EMA scale. The results indicate that students are still extrinsically motivated, although at a level that moves towards intrinsic motivation, which is a positive result, since they are looking for autonomy, freeing themselves from rewards as a motivating source.pt_BR
dc.description.resumoA motivação é uma variável psicológica que vem sendo estudada há vários anos, inclusive por estudiosos da área educacional. De uma forma geral, é definida como uma força propulsora e mantenedora dos comportamentos. Embora não possamos ver a motivação propriamente dita, vemos os comportamentos das pessoas e podemos inferir o quanto eles são motivados ou desmotivados. Entretanto, o que motiva esse comportamento observado, não temos como determinar a partir dessa observação, são necessários instrumentos de medida (testes, escalas) ou conversas nas quais o indivíduo possa relatar o que o faz agir de determinada maneira, ou seja, suas motivações. O presente estudo teve como objetivo avaliar a motivação dos alunos do curso de pedagogia do IEAA/UFAM. O instrumento utilizado foi a escala EMA. Os resultados indicam que os alunos ainda estão motivados extrinsecamente, embora em um nível que caminha para a motivação intrínseca, o que é um resultado positivo, já que estão buscando uma autonomia, se libertando das recompensas como fonte motivadora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAApt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, D. M. S. A motivação do aluno no ensino superior: um estudo exploratório. Dissertação de Mestrado apresentado à Universidade Estadual de Londrina, no Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012. ANDERSEN, S. M.: CHEN, S; CARTER, C. Fundamental human needs: making social cognition relevant. Psychological Inquiri, v.11, n.4, p.269-318, 2000. BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- Lei nº 9.394. (1996, 20 de dezembro). 4ª ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. Acessado em: 04/11/2020. Disponível em: https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/572694 BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: Aspectos introdutório. In: BORUCHOVITCH, E.BZUNECK, J. A. (Org). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2004a, Cap. 1 p. 9-36. __________. A motivação do aluno: Aspectos introdutório. In: BORUCHOVITCH , E.; BUZUNECK, J. A. (Org). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. Pp. 9-36. CAMPOS, Carlos Alexandre; SEHNE, Sheila Beatriz. “Não era aquilo que eu queria...”: Um estudo com universitários que vivenciaram a re-escolha de cursos. In: LASSANCE; Maria Cecilia Pacheco, LEVENFUS; Rosane Shotgues, SILVA; Lucy Leal Melo. Orientação de Carreira: Investigação e Praticas – Porto Alegre: Associação Brasileira de Orientação Profissional, 2015. 363 p. : il. CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2008. DANTAS, T.; PALHEIROS, G. M. B. Tipos de motivação para a licenciatura em educação musical de estudantes brasileiros e portugueses. Revista da ABEM, v.21, n. 30, 63-76, 2013. DA SILVA, Regina De Fatima Marcos. Aprendizagem e Desenvolviemento Intelectual Na Idade Escolar. Fortaleza, 2014. DE ARAUJO, Isac Rufino. A motivação de licenciados em musica sob a perspectiva da teoria da autodeterminação / Isac Rufino de Araujo. Natal, 2015. DE OLIVEIRA, Êmilia, Silveirap (2017). MOTIVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS. Revista Contexto & Educação, 32(101), 212-232. Disponivem em: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.212-232 Acesso em: 22/11/2019 FERNANDES, Fabiana Soares. Estilo Parental e Desenvolvimento Vocacional: Um estudo sobre a influência das famílias na orientação dos adolescentes\ Fabiana Soares Fernandes. – São Paulo. SP.: Ediçoes Loyola, 2014. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário de língua portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; coordenação de edição Marina Baird Ferreira. – 8. ed. – Curitiba: Positivo, 2010 960 p.: i GUIMARÃES, S. E. R.; BZUNECK, J. A. Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da motivação de universitários. Ciências & Cognição, Vol 13, 101-113, 2008. GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Motivação Intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCh, Evely; BZUNECK, José Aloyseo (Org.). Motivação do Aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea. 4. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009. GUIMARÃES, Sueli Édi RUFINI. Avaliação do Ensino Motivacional do professor: adaptação e avaliação de um instrumento / Sueli Édi Rufii Guimarães. – Campinas, SP: [s.n], 2003. MELO-SILVA, L. L.; MUNHOZ, I. M. da S.; LEAL, M. de S. Orientação professional na educação básica como política pública no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional, jan-jun, 2019, vol.20, n, 1, 3-18. METRING, Robert Araújo: Pesquisas cientificas: Planejamento para iniciantes. 1º ed. (2009), 1º rump, Curitiba: Juviá, 2010. MORAES, Carolina Roberta; VARELA, Simone. Motivação do Aluno Durante o Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação. Ano I. No. 01, Ago. / Dez. 2007 NASCIMENTO, Greicy Oliveira. Interferencias das Praticas Parentais na Motivação Escolar e no Processo de Ensino e Aprendizagem / Greicy Oliveira Nascimento. 2019. 157 f.: il. Color; 31cm. SOUZA, L. G. S.; MENANDRO, M. C. S.; BERTOLO, M.; ROLKE, R. K. Oficina de orientação professional emu ma escola pública: uma abordagem psicossocial. Psicol. Cienc. Prof., 29 (2), 2009. SOUZA, I. C. de. A perspectiva de tempo futuro e a motivação de estudantes de pedagogia. Dissertação de Mestrado apresentado à Universidade Estadual de Londrina, no Programa de Pós-Graduação em Educação, 2008.SPARTA, M., BARDAGI, M.P.; ANDRADE, A. M. J. Exploração vocacional e informação professional percebida em estudantes carentes. Aletheia, 22, 79- 88, 2005. SPECTOR, P. E. Psicologia nas Organizaçoes. São Paulo: Saraiva, 2007. VALLERAND, R. J. et al The academic motivation scale: a measure of intrinsic, extrinsic and motivation in education. Educational and Pscychological Measurement, v.52, pp. 1003-1017, 1992. VALORE, L. A.; CAVALLET, L. H. R. Escolha e orientação professional de estudantes de curso pré-vestibular popular. Psicologia & Sociedade; 24(2), 354-363, (2012). ZANELLA, Liani Carly Hermes. Metodologia de Pesquisa / Liane Carly Hermes Zanella. – 2. Ed. Rev. atual. – Florianopolis: Departamento de Ciencia da Administração/UFSC, 2001.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Vocacionalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleFatores motivacionais para a escolha do curso de Pedagogia no IEAA/UFAMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2020-12-04-
dc.publisher.localpubHumaitá/AMpt_BR
dc.subject.controladoMotivação (Psicologia)pt_BR
dc.subject.controladoMotivação na educaçãopt_BR
dc.subject.controladoTeoria de Autodeterminaçãopt_BR
dc.subject.controladoEnsino - Orientação profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5174-6409pt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5174-6409pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1654-7102pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1654-7102pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Humaitápt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_NatáliaCastro.pdfTCC Pedagogia586,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.