Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5962
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aprendendo com o cinema nos anos iniciais em uma escola do Ensino Fundamental do município de Benjamin Constant/AM
Autor(a): Lopes, Nathalia Gonçalves
Orientador(a): Souza, Josenildo Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Maria Auxiliadora dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Maria Francisca Nunes de
Resumo: Este trabalho de conclusão de Curso (TCC), traz as discussões da importância do cinema e a educação das crianças em uma escola do ensino fundamental no município de Benjamin Constant/AM. O objetivo geral foi compreender a realidade do cinema na prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola do município de Benjamin Constant/AM. Para tanto, realizamos estudo bibliográfico que trata do cinema e da educação e sua relação com a prática pedagógica nos anos iniciais, com a contribuição de autores como Duarte (2002), Fresquet (2013), Amâncio (2014), Souza (2015), Deus ...[et al] (2017), dentre outros e, bem como os fundamentos legais trazidos pela CF/1998, LDBEN (1996), ECA (1990) e Lei nº 13.006/2014. A trilha metodológica foi norteada por estudos que perpassam pela pesquisa de campo, pesquisa-ação de caráter exploratório e de natureza qualitativa e levantamento bibliográfico. As técnicas de coleta de dados incluíram a observação participante, questionário semiestruturado, caderno de campo para registro dos fenômenos educativos, bem como gravador de voz e máquina fotográfica. Como resultado, compreendemos que a prática pedagógica do professor, quando mediado pelo cinema, promove o ensino e aprendizagem, inovadora, criativa no eixo das disciplinas de ensino da matemática, língua portuguesa e artes, transposto para o aprendizado dos alunos do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.
Resumo em outro idioma: Este trabajo de finalización de curso (TCC), trae discusiones sobre la importancia del cine y la educación de los niños en una escuela primaria en la ciudad de Benjamin Constant/AM. El objetivo general fue comprender la realidad del cine en la práctica pedagógica en los primeros años de la escuela primaria en un colegio de la ciudad de Benjamin Constant/AM, para ello, realizamos un estudio bibliográfico que aborda el cine y la educación y su relación con la práctica pedagógica en años iniciales, con el aporte de autores como Duarte (2002), Fresquet (2013), Amâncio (2014), Souza (2015), Deus ... [et al] (2017), entre otros y, así como los fundamentos legales presentado por CF/1998, LDBEN (1996), ECA (1990) y Ley N ° 13.006 / 2014. El recorrido metodológico estuvo guiado por estudios que discurren por el método fenomenológico, la investigación de campo, la investigación acción de carácter exploratorio y cualitativo y el relevamiento bibliográfico. Las técnicas de recolección de datos incluyeron observación participante, cuestionario semiestructurado, cuaderno de campo para registrar fenómenos educativos, así como grabadora de voz y cámara. Como resultado, entendemos que la práctica pedagógica del docente, mediada por el cine, promueve la enseñanza y el aprendizaje, innovadores, creativos en las áreas de la enseñanza de las matemáticas, la lengua portuguesa y las artes, transpuestos al aprendizaje de los alumnos de 4º año. escuela primaria.
Palavras-chave: Cinema e educação
Prática pedagógica
Anos iniciais e ensino fundamental
Benajamin Constant-AM
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5962
Data do documento: 26-nov-2020
Vocabulário controlado: Escola - Infraestrutura física
Ensino e aprendizagem
Imagens cinematográficas
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_NathaliaLopes.pdfPedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.