Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5964
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Title: Olhares docentes sobre a realidade da escola de varzea da Comunidade Vila Nova por entre banzeiros e barrancos
metadata.dc.creator: Fonseca, Mônica Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho intitulado “Olhares docentes sobre a realidade da Escola de Várzea da comunidade Vila Nova por entre banzeiros e barrancos” teve como objetivo investigar a prática pedagógica e os desafios de professores que atuaram em classes multisseriadas na Comunidade Vila Nova. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de estudo de caso. Para o levantamento de dados foi aplicado o questionário aberto enviado e recebido via WhatsApp para os 5 (cinco) professores que aceitaram contribuir com esta pesquisa. O texto tem como finalidade problematizar os desafios vivenciados por professores que são contratados a atuar nesta localidade, e lidar com inúmeros fatores que impedem esses profissionais em ofertar ao caboclo ribeirinho o acesso à educação de qualidade. A partir das análises foi possível concluir que além desta Comunidade ser considerada de difícil acesso, o poder público tão pouco presta assistência a esses povos, estes vivendo um total descaso, desprovidos de todos os direitos que a estes são constituídos.
Abstract: Este trabajo titulado “Visiones de los profesores sobre la realidad de la escuela Várzea en la comunidad de Vila Nova, entre riberas y barrancos” tuvo como objetivo indagar en la práctica pedagógica y los desafíos de los profesores que trabajaban en clases multigrado en la comunidad de Vila Nova. Es una investigación cualitativa, realizada a través de un estudio de caso. Para la recolección de datos se aplicó el cuestionario abierto enviado y recibido vía WhatsApp a los 5 (cinco) docentes que aceptaron contribuir a esta investigación. El texto tiene como objetivo discutir los desafíos que experimentan los docentes que son contratados para trabajar en este lugar, y abordar numerosos factores que impiden que estos profesionales ofrezcan al caboclo acceso a una educación de calidad. A partir del análisis, se pudo concluir que, además de que esta Comunidad se considera de difícil acceso, las autoridades públicas tampoco brindan asistencia a estos pueblos, que viven en total desamparo, privados de todos sus derechos.
Keywords: Comunidade Vila Nova
Prática Pedagógica
Educação do Campo
Saber docente
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5964
metadata.dc.subject.controlado: Educação - Aspectos sociais - Comunidade Vila Nova
Educação básica
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtigoTCC_Mônica Fonseca.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.