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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo
Título: Olhares docentes sobre a realidade da escola de varzea da Comunidade Vila Nova por entre banzeiros e barrancos
Autor(a): Fonseca, Mônica Pereira
Orientador(a): Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
Resumo: Este trabalho intitulado “Olhares docentes sobre a realidade da Escola de Várzea da comunidade Vila Nova por entre banzeiros e barrancos” teve como objetivo investigar a prática pedagógica e os desafios de professores que atuaram em classes multisseriadas na Comunidade Vila Nova. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de estudo de caso. Para o levantamento de dados foi aplicado o questionário aberto enviado e recebido via WhatsApp para os 5 (cinco) professores que aceitaram contribuir com esta pesquisa. O texto tem como finalidade problematizar os desafios vivenciados por professores que são contratados a atuar nesta localidade, e lidar com inúmeros fatores que impedem esses profissionais em ofertar ao caboclo ribeirinho o acesso à educação de qualidade. A partir das análises foi possível concluir que além desta Comunidade ser considerada de difícil acesso, o poder público tão pouco presta assistência a esses povos, estes vivendo um total descaso, desprovidos de todos os direitos que a estes são constituídos.
Resumo em outro idioma: Este trabajo titulado “Visiones de los profesores sobre la realidad de la escuela Várzea en la comunidad de Vila Nova, entre riberas y barrancos” tuvo como objetivo indagar en la práctica pedagógica y los desafíos de los profesores que trabajaban en clases multigrado en la comunidad de Vila Nova. Es una investigación cualitativa, realizada a través de un estudio de caso. Para la recolección de datos se aplicó el cuestionario abierto enviado y recibido vía WhatsApp a los 5 (cinco) docentes que aceptaron contribuir a esta investigación. El texto tiene como objetivo discutir los desafíos que experimentan los docentes que son contratados para trabajar en este lugar, y abordar numerosos factores que impiden que estos profesionales ofrezcan al caboclo acceso a una educación de calidad. A partir del análisis, se pudo concluir que, además de que esta Comunidad se considera de difícil acceso, las autoridades públicas tampoco brindan asistencia a estos pueblos, que viven en total desamparo, privados de todos sus derechos.
Palavras-chave: Comunidade Vila Nova
Prática Pedagógica
Educação do Campo
Saber docente
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins)
metadata.dc.publisher.course: Pedagogia - Licenciatura - Parintins
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: An error occurred getting the license - uri.
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5964
Vocabulário controlado: Educação - Aspectos sociais - Comunidade Vila Nova
Educação básica
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

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