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dc.contributor.advisor1Souza, Josenildo Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387265843282594pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maria Francisca Nunes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8856871782401203pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Gilse Elisa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3345553436449642pt_BR
dc.creatorSouza, Caio de-
dc.date.accessioned2021-10-30T12:45:11Z-
dc.date.available2021-10-29-
dc.date.available2021-10-30T12:45:11Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5975-
dc.description.abstractEste documento de conclusión del curso titulado Cine en la escuela indígena de la comunidad Bom Caminho en el municipio de Benjamin Constant/AM se presenta como una producción pedagógica que tiene como objetivo saber cómo establecer la relación educador y educar frente a las nuevas tecnologías en los últimos años y su contribución en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Aprendizaje en la educación. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública en la ciudad de Benjamín Constant / AM, utilizando el enfoque cualitativo con observaciones de los participantes en el aula y la escuela, junto con el análisis documental, lo que permitió ingresar al contexto de la investigación proporcionando comprensión del contexto y construyendo conocimiento. . En la investigación se notó que existe una buena relación entre el alumno docente dentro del entorno investigado, lo que proporciona un bienestar y, en consecuencia, un aprendizaje significativo. Por lo tanto, los resultados fueron suficientes para comprender completamente la importancia de la relación educador y alumno, porque dentro de la realidad investigada penetran diversos factores positivos y negativos para el desarrollo físico, cognitivo, motor e intelectual del sujeto y su interacción social, incluida la afectividad. , motivación de maestros y estudiantes, planificación y dedicación laboral, entre otros. Por lo tanto, es necesario que esta relación humana esté presente día a día en el aula y más allá, para fortalecer las interacciones sociales. Herramienta indispensable en la práctica pedagógica del profesor, es decir, las asignaturas se sentirán más seguras y motivadas para construir conocimiento en el contexto escolar y social.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso intitulado Cinema na escola indígena da comunidade de Bom Caminho no município de Benjamin Constant/AM apresenta-se como uma produção de caráter pedagógico que objetiva conhecer como se estabelece a relação educador e educando diante das novas tecnologias nos Anos Iniciais e sua contribuição no processo ensino-aprendizagem na educação. A pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de Benjamin Constant/AM, utilizando a abordagem qualitativa com observações participante em sala de aula e na escola, junto à análise documental, que possibilitaram adentrar no contexto da pesquisa propiciando entender o contexto e construir conhecimentos. Na pesquisa percebeu-se que há uma boa relação entre professor e aluno dentro do ambiente pesquisado, que proporciona um bem estar e consequentemente um aprendizado significativo. Sendo assim os resultados foram suficientes para compreender na totalidade a importância da relação educadora e educando, pois dentro da realidade investigada permeiam vários fatores positivos e negativos para o desenvolvimento físico, cognitivo, motor e intelectual do sujeito e sua interação social, entre eles a afetividade, motivação do professor e dos alunos, planejamento e dedicação ao trabalho, entre outros. Portanto, faz-se necessário que essa relação humana esteja presente no dia-dia na sala de aula e fora dela, para que se fortaleçam as interações sociais, pois a partir daí o aprendizado tem uma base mais sólida de relação ao uso do cinema como ferramenta indispensável no fazer pedagógico do professor, ou seja, os sujeitos sentir-se-ão mais confiantes e motivados a construir conhecimentos nos contexto escolar e social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)pt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducação Indígenapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleCinema na escola indigena da comunidade de Bom Caminho do municipio de Benjamin Constant/AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2019-12-10-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant - AMpt_BR
dc.subject.controladoEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.controladoEducação escolar indígenapt_BR
dc.subject.controladoEscola indígenapt_BR
dc.subject.controladoCinema na educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6028-252Xpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6028-252Xpt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5578-4832pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5578-4832pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Benjamin Constantpt_BR
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