Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Josenildo Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387265843282594pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maria Francisca Nunes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8856871782401203pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Gilse Elisa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3345553436449642pt_BR
dc.creatorSouza, Caio de-
dc.date.accessioned2021-10-30T12:45:11Z-
dc.date.available2021-10-29-
dc.date.available2021-10-30T12:45:11Z-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5975-
dc.description.abstractEste documento de conclusión del curso titulado Cine en la escuela indígena de la comunidad Bom Caminho en el municipio de Benjamin Constant/AM se presenta como una producción pedagógica que tiene como objetivo saber cómo establecer la relación educador y educar frente a las nuevas tecnologías en los últimos años y su contribución en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Aprendizaje en la educación. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública en la ciudad de Benjamín Constant / AM, utilizando el enfoque cualitativo con observaciones de los participantes en el aula y la escuela, junto con el análisis documental, lo que permitió ingresar al contexto de la investigación proporcionando comprensión del contexto y construyendo conocimiento. . En la investigación se notó que existe una buena relación entre el alumno docente dentro del entorno investigado, lo que proporciona un bienestar y, en consecuencia, un aprendizaje significativo. Por lo tanto, los resultados fueron suficientes para comprender completamente la importancia de la relación educador y alumno, porque dentro de la realidad investigada penetran diversos factores positivos y negativos para el desarrollo físico, cognitivo, motor e intelectual del sujeto y su interacción social, incluida la afectividad. , motivación de maestros y estudiantes, planificación y dedicación laboral, entre otros. Por lo tanto, es necesario que esta relación humana esté presente día a día en el aula y más allá, para fortalecer las interacciones sociales. Herramienta indispensable en la práctica pedagógica del profesor, es decir, las asignaturas se sentirán más seguras y motivadas para construir conocimiento en el contexto escolar y social.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso intitulado Cinema na escola indígena da comunidade de Bom Caminho no município de Benjamin Constant/AM apresenta-se como uma produção de caráter pedagógico que objetiva conhecer como se estabelece a relação educador e educando diante das novas tecnologias nos Anos Iniciais e sua contribuição no processo ensino-aprendizagem na educação. A pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de Benjamin Constant/AM, utilizando a abordagem qualitativa com observações participante em sala de aula e na escola, junto à análise documental, que possibilitaram adentrar no contexto da pesquisa propiciando entender o contexto e construir conhecimentos. Na pesquisa percebeu-se que há uma boa relação entre professor e aluno dentro do ambiente pesquisado, que proporciona um bem estar e consequentemente um aprendizado significativo. Sendo assim os resultados foram suficientes para compreender na totalidade a importância da relação educadora e educando, pois dentro da realidade investigada permeiam vários fatores positivos e negativos para o desenvolvimento físico, cognitivo, motor e intelectual do sujeito e sua interação social, entre eles a afetividade, motivação do professor e dos alunos, planejamento e dedicação ao trabalho, entre outros. Portanto, faz-se necessário que essa relação humana esteja presente no dia-dia na sala de aula e fora dela, para que se fortaleçam as interações sociais, pois a partir daí o aprendizado tem uma base mais sólida de relação ao uso do cinema como ferramenta indispensável no fazer pedagógico do professor, ou seja, os sujeitos sentir-se-ão mais confiantes e motivados a construir conhecimentos nos contexto escolar e social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)pt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Gestão de Tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática. Boletim do Salto para o Futuro: Série integração de tecnologias, linguagens e representações. Brasília: MEC, SEED, 2005. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005itlr/tetxt2. htm. Acesso em: 27 nov 2019. ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução à filosofia. -3. ed. revista- São Paulo: Moderna, 2003. BANIWA, Gersem: Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. — 1. ed. — Rio de Janeiro: Mórula, Laced, 2019. BARBOSA, Guilherme Oliveira. A formação docente significa como processo continuo em entender a auto formação de professores. Campinas, SP. Saraiva, 2003. BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. in: Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. Vol. 1. São Paulo, Brasiliense, 1994. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 40ª reimpr. – São Paulo: Brasiliense, 2001. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 1º ciclo de monitoramento das metas do PNE: biênio 2014- 2016. – Brasília, DF: Inep, 2016. _______. Constituição (1988). Constituição Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988 com as alterações adotadas pelas Ementas Constitucionais nº 1/92 e 28/2000 e Ementas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal Subsecretaria de Edições Técnicas, 2000. _______. Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Indígena (Resolução nº 5, 2001-2005-2012). _______. LDBEN: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Darcy Ribeiro, 1996. _______. Ministério da Educação e do desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: volume 1: Introdução. Brasília: MEC/ SEF, 1998. _______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. CARVALHO, Edemirde, CARVALHO. Carmem Silva B. F. Práticas pedagógicas: entre as teorias e metodologias, as necessidades educativas especiais. Marília 2012. CAVALCANTE, Márcio Balbino. A Educação Frente às Novas Tecnologias: Perspectivas e Desafios. João Câmara Passa e Fica – RN 1996. Disponível em: http://www.dicionarioOUL.usp.br/prof/moran/desafio.htm, data: 25/06/2002 Acesso em: 03/03/2016. DUARTE, Rosália. et. al. Produção de sentido e construção de valores na experiência com o cinema.In:. SETTON, Maria da Graça Jacintho, Org. A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume: Usp, 2004. p.37- 52. Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Educação Indígena: Brasília: MEC/SEF, 1998. FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa; Tradução de Jucelia Elias Costa. – 3.ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009. HOLLEBEN, Índia Mara Aparecida Dalavia de Souza. CINEMA & EDUCAÇÃO: Diálogo Possível. Orientadora –IES Esméria de Lourdes Savelli–UEPG Arte-capa, 2015. LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas / Christian Laville e Jean Dionne; tradu9§o Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. — Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMQ 1999. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. Ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. LEITE, Lígia Silva. Tecnologia Educacional: Descubra suas possibilidades na sala de aula.3. ed. revista e atualizada. – Petrópolis. RJ: vozes, 2009. LIBANÊO, José Carlos. OLIVEIRA, João Ferreira de Oliveira. TOSHI, Mirza Seabra. Educação escolar: Políticas, estrutura e organização, 2010. LUCK, Heloisa. MARCONI, M. de A. Metodologia da Pesquisa Educacional. 9ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2004. LAKATOS, E.M. Metodologia do Trabalho Científico: Procedimentos Básicos. Pesquisa Bibliográfica, projeto e relatório. Publicações e Trabalhos Científicos. 6ª. Ed. – São Paulo: Atlas, 2008. BRASIL. LUCK, Heloisa. Projeto Politico Pedagógico: Caminhos para a elaboração de novos rumos para a educação. 9ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2004. MACIEL, Willyans. Dialética: O poder do dialogo na construção do saber coletivo. São Paulo, Carta Livre, 2010.MARTINS, Ronei Ximenes. Metodologia de pesquisa: guia de estudos / Ronei Ximenes Martins. – Lavras: UFLA, 2013. 64 p.: il. Uma publicação do CEAD-Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras. Bibliografia. 1. Pesquisa qualitativa. 2. Educação ambiental. 3. Formação de professores. I. Universidade Federal de Lavras. II. Título. Ministério da Educação. Associação Brasileira de Tecnologia Educacional: Brasília: MEC, 1982. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Indígena: Brasília: MEC/FUNDEB/ SEF e outros Órgãos, 1999. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Indígena: Brasília: MEC/FUNDEB/ SEF, 2012. Ministério da Educação. Diretrizes Para a Educação Indigena: Brasília: MEC/FUNDEB/ SEF, 2012. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação Indígena: Brasília: MEC/FUNDEB/ SEF, 2001. MONTE, Nietta Lindenberg. Cronistas em viagem e educação indígena. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. PICONEZ, Estela, C. Bertholo. ARANTE, Ivani Catarina. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado: Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas, SP. Papirus, 1991. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: orientações para o gestor escolar / textos Comunidade Educativa CEDAC. – São Paulo: Fundação Santillana, 2016. SANTOS, O.S; AQUINO, O.C. Tecnologias Midiáticas: Consciência Social. São Paulo: Cortez. 2011. Secretaria de Gestão Educacional; Departamento de Gestão Educacional; Divisão de Ensino Fundamental; Gerência de Educação Escolar Indígena: Diretrizes Pedagógicas da educação escolar indígena no Município de Manaus. Manaus, 2007. SETTON, Maria da Graça Jacintho, Org. A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume: USP, 2004. p.67-79. SILVA, Maria Divanete Sousa. Práticas Educativas Populares na Licenciatura em Educação do Campo, no território da Amazônia Tocantina. Belém, 2019. SOUZA, Francislane Emilio. AS DIFICULDADES DE LEITURA NA ESCOLA INDIGENA DE BOM CAMINHO. Trabalho de Conclusão de Curso. INC/UFAM, 2014. SILVEIRA, Edson Damas; SOUZA, Ádria Simone Duarte. POLITICAS PUBLICAS E DIREITOS INDÍGENAS. UEA Edições. Manaus/AM, 2010.SOUZA, Josenildo Santos. O USO DO CINEMA NA ARTICULAÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS DEDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AMAZONAS-BRASIL. Dissertação de Mestrado pela Universidad Nacional de Colômbia - UNAL 2015. VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em Educação: a observação. – Brasília: Plano Editora, 2003.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducação Indígenapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleCinema na escola indigena da comunidade de Bom Caminho do municipio de Benjamin Constant/AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.affiliationUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.date.event2019-12-10-
dc.publisher.localpubBenjamin Constant - AMpt_BR
dc.subject.controladoEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.controladoEducação escolar indígenapt_BR
dc.subject.controladoEscola indígenapt_BR
dc.subject.controladoCinema na educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6028-252Xpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6028-252Xpt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5578-4832pt_BR
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5578-4832pt_BR
dc.creator.affiliation-initUFAMpt_BR
dc.publisher.coursePedagogia - Licenciatura - Benjamin Constantpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CaiodeSouza.pdfPedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.