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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5975
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Souza, Josenildo Santos de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0387265843282594 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Maria Francisca Nunes de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8856871782401203 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Gilse Elisa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3345553436449642 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Caio de | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-30T12:45:11Z | - |
dc.date.available | 2021-10-29 | - |
dc.date.available | 2021-10-30T12:45:11Z | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5975 | - |
dc.description.abstract | Este documento de conclusión del curso titulado Cine en la escuela indígena de la comunidad Bom Caminho en el municipio de Benjamin Constant/AM se presenta como una producción pedagógica que tiene como objetivo saber cómo establecer la relación educador y educar frente a las nuevas tecnologías en los últimos años y su contribución en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Aprendizaje en la educación. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública en la ciudad de Benjamín Constant / AM, utilizando el enfoque cualitativo con observaciones de los participantes en el aula y la escuela, junto con el análisis documental, lo que permitió ingresar al contexto de la investigación proporcionando comprensión del contexto y construyendo conocimiento. . En la investigación se notó que existe una buena relación entre el alumno docente dentro del entorno investigado, lo que proporciona un bienestar y, en consecuencia, un aprendizaje significativo. Por lo tanto, los resultados fueron suficientes para comprender completamente la importancia de la relación educador y alumno, porque dentro de la realidad investigada penetran diversos factores positivos y negativos para el desarrollo físico, cognitivo, motor e intelectual del sujeto y su interacción social, incluida la afectividad. , motivación de maestros y estudiantes, planificación y dedicación laboral, entre otros. Por lo tanto, es necesario que esta relación humana esté presente día a día en el aula y más allá, para fortalecer las interacciones sociales. Herramienta indispensable en la práctica pedagógica del profesor, es decir, las asignaturas se sentirán más seguras y motivadas para construir conocimiento en el contexto escolar y social. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de Conclusão de Curso intitulado Cinema na escola indígena da comunidade de Bom Caminho no município de Benjamin Constant/AM apresenta-se como uma produção de caráter pedagógico que objetiva conhecer como se estabelece a relação educador e educando diante das novas tecnologias nos Anos Iniciais e sua contribuição no processo ensino-aprendizagem na educação. A pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de Benjamin Constant/AM, utilizando a abordagem qualitativa com observações participante em sala de aula e na escola, junto à análise documental, que possibilitaram adentrar no contexto da pesquisa propiciando entender o contexto e construir conhecimentos. Na pesquisa percebeu-se que há uma boa relação entre professor e aluno dentro do ambiente pesquisado, que proporciona um bem estar e consequentemente um aprendizado significativo. Sendo assim os resultados foram suficientes para compreender na totalidade a importância da relação educadora e educando, pois dentro da realidade investigada permeiam vários fatores positivos e negativos para o desenvolvimento físico, cognitivo, motor e intelectual do sujeito e sua interação social, entre eles a afetividade, motivação do professor e dos alunos, planejamento e dedicação ao trabalho, entre outros. Portanto, faz-se necessário que essa relação humana esteja presente no dia-dia na sala de aula e fora dela, para que se fortaleçam as interações sociais, pois a partir daí o aprendizado tem uma base mais sólida de relação ao uso do cinema como ferramenta indispensável no fazer pedagógico do professor, ou seja, os sujeitos sentir-se-ão mais confiantes e motivados a construir conhecimentos nos contexto escolar e social. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant) | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Gestão de Tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática. Boletim do Salto para o Futuro: Série integração de tecnologias, linguagens e representações. Brasília: MEC, SEED, 2005. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005itlr/tetxt2. htm. Acesso em: 27 nov 2019. ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando: Introdução à filosofia. -3. ed. revista- São Paulo: Moderna, 2003. BANIWA, Gersem: Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. — 1. ed. — Rio de Janeiro: Mórula, Laced, 2019. BARBOSA, Guilherme Oliveira. A formação docente significa como processo continuo em entender a auto formação de professores. Campinas, SP. Saraiva, 2003. BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. in: Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. Vol. 1. São Paulo, Brasiliense, 1994. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. 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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Educação Indígena | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Cinema na escola indigena da comunidade de Bom Caminho do municipio de Benjamin Constant/AM | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.affiliation | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.date.event | 2019-12-10 | - |
dc.publisher.localpub | Benjamin Constant - AM | pt_BR |
dc.subject.controlado | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.controlado | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject.controlado | Escola indígena | pt_BR |
dc.subject.controlado | Cinema na educação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-6028-252X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-6028-252X | pt_BR |
dc.contributor.referee1orcid | https://orcid.org/0000-0001-5578-4832 | pt_BR |
dc.contributor.referee1orcid | https://orcid.org/0000-0001-5578-4832 | pt_BR |
dc.creator.affiliation-init | UFAM | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas |
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TCC_CaiodeSouza.pdf | Pedagogia - Licenciatura - Benjamin Constant | 3,69 MB | Adobe PDF | View/Open |
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