Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5981
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes no município de Amaturá - AM
Título(s) alternativo(s): A study on e-commerce applications in snack bars in the city of Amaturá - AM
Autor(a): Reis, Andryo Carvalho
Orientador(a): Abreu, Leonor Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Ciderjânio Farling Salvador da
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Juvan Reis
Resumo: Os avanços tecnológicos foram responsáveis pelo surgimento do e-commerce e por mais que seja um novo modelo de negócio empresarial, vem crescendo durante os últimos anos em diferentes setores e até mesmo em empreendimentos do setor de alimentos, o que ficou mais evidenciado desde o início da Pandemia de Covid-19, ainda enfrentada pela população mundial. Diante disso, surgiu o interesse em estudar sobre as aplicações do e-commerce em lanchonetes. Para isso, objetivo geral do trabalho é analisar como ocorre o processo do e-commerce em lanchonetes do município de Amaturá, localizado no interior do Estado do Amazonas, na Microrregião Alto Solimões. Inicialmente foi realizada uma contextualização do e-commerce buscando conhecer sua origem e ferramentas que auxiliam na aplicação no segmento de lanchonetes, seguida da identificação de lanchonetes no município de Amaturá que utilizam ferramentas do e-commerce, comparando o comércio convencional e comércio eletrônico, cujo o intuito foi descrever vantagens e desvantagens da aplicação do e-commerce em lanchonetes, avaliando as contribuições gerais deste para lanchonetes do município local do estudo. Os procedimentos metodológicos envolvem levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, realizados considerando-se uma abordagem qualitativa. A entrevista foi realizada com três proprietários de lanchonetes que utilizam ferramentas e e-commerce em seus empreendimentos. O resultado da pesquisa mostra as ferramentas utilizadas e as vantagens que consideram como relevantes para seus negócios, especialmente no período ainda pandêmico vivenciado.
Resumo em outro idioma: Los avances tecnológicos fueron los responsables del surgimiento del comercio electrónico y, a pesar de ser un nuevo modelo de negocio de negocio, ha ido creciendo en los últimos años en diferentes sectores e incluso en empresas del sector alimentario, lo que se hizo más evidente desde el inicio de la pandemia Covid-19, que todavía enfrenta la población mundial. Por tanto, surgió el interés por estudiar las aplicaciones del comercio electrónico en las cafeterías. Para ello, el objetivo general del trabajo es analizar cómo se lleva a cabo el proceso de comercio electrónico en las cafeterías del municipio de Amaturá, ubicado en el interior del Estado de Amazonas, en la Microrregión del Alto Solimões. Inicialmente se realizó una contextualización del comercio electrónico, buscando conocer su origen y herramientas que ayuden en su aplicación en el segmento de snack bar, seguido de la identificación de snack bars en el municipio de Amaturá que utilizan herramientas de comercio electrónico, comparando comercio convencional y comercio electrónico, cuyo objetivo fue describir las ventajas y desventajas de la aplicación del comercio electrónico en cafeterías, evaluando sus aportes generales a las cafeterías del municipio local de estudio. Los procedimientos metodológicos involucran un levantamiento bibliográfico y una investigación de campo, realizados con un enfoque cualitativo. La entrevista se realizó con tres dueños de cafeterías que utilizan herramientas y comercio electrónico en sus negocios. Los resultados de la encuesta muestran las herramientas utilizadas y las ventajas que consideran relevantes para su negocio, especialmente en el período aún pandémico.
Palavras-chave: E-commerce
Marketing Digital
Lanchonetes
Amaturá - AM
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Idioma: por
País de publicação: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: INC - Instituto de Natureza e Cultura (Benjamin Constant)
metadata.dc.publisher.course: Administração - Bacharelado - Benjamin Constant
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5981
Vocabulário controlado: Compras on-line
Comércio eletrônico
Fast food
Empreendedorismo
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AndryoReis.pdfAdministração - Bacharelado - Benjamin Constant956,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.